Marciano Fadini
Iniciante DIVISÃO 2 , Advogado(a)Bom dia, qual o passo a passo para realizar a baixa de cnpj de associação sem fins lucrativos inativa ha mais de 5 anos?
respostas 7
acessos 72.308
Marciano Fadini
Iniciante DIVISÃO 2 , Advogado(a)Bom dia, qual o passo a passo para realizar a baixa de cnpj de associação sem fins lucrativos inativa ha mais de 5 anos?
Daniel Garcia
Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)Marciano,
Deverá ser elaborada a Ata de dissolução da Associação, nas normas em que reger o Estatuto. O registro deste documento deve ser feito no cartório RCPJ da associação.
Verificar também a baixa no CNPJ, através de DBE-CNPJ de baixa.
Outro ponto é outras possíveis inscrições da associação, como Alvará, por exemplo. Também deverá ser baixado.
Vale atentar que mesmo com a baixa, as pendências no CNPJ da empresa continuarão, como falta de entrega de obrigações acessórias, por exemplo.
At.,
Jessica Smith
Prata DIVISÃO 2 , Assistente ContabilidadeBoa tarde Marciano,
A extinção da associação é semelhante ao ato de abertura, deve ser realizada a assembleia geral, e encaminhar para registro, a ata da assembleia com aprovação da extinção, o edital de convocação para assembleia, lista de presença, cópia do estatuto vigente registrado, cópia da ultima eleição.
Por conta de a associação estar inativa há cinco anos, será necessário apresentar a ata de saneamento (com finalidade de Justificar o período vago sem a realização de Assembleias Gerais de Eleições e Posse).
Marciano Fadini
Iniciante DIVISÃO 2 , Advogado(a)Entendi em partes. Terei que verificar no estatuto da mesma onde foi registrada bem como sua forma e destinos da dissolução. Certo?
Após realizada a assembleia para lavratura da ata da dissolução e extinção da referida Associação, qual o próximo passo? seria o registro dessa ata onde foi registrada a Associação? cartório ou junta comercial?
após feito esse registro de ata, quais documentos precisarei para realizar a baixa do CNPJ junto à receita? Sendo esta federal, estadual ou municipal.
Grato.
Ubismark B Santos
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Boa tarde
Estou precisando dar baixa em um cnpj de associação.
Na Receita Federal consta o presidente antigo. Hoje tenho uma ata de eleição de nova diretoria, registrada em cartório, e que não foi registrada na Receita Federal. A minha dúvida é a seguinte: Primeiro terei que fazer a mudança de presidente junto a Receita Federal pra depois fazer outra ata para baixar? Ou Já posso pedir a baixa logo, mesmo que na receita conste os dados do antigo presidente?
Aguardo retorno.
Decio Pereira Bebiano
Ouro DIVISÃO 2 , Encarregado(a) Fiscal Ubismark B Santos ,
Primeiro deve-se alterar o presidente antigo!
Qualquer dúvida adicional volte a postar!
Um grande abraço
Leiarph
Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)Bom dia, gostaria de uma ajuda de vocês, uma associação foi aberta em 1985, e nunca funcionou. Em 2015 a receita baixou o CNPJ por omissão contumaz, não tenho original do estatuto e nem de atas registradas, me pediram para dar baixa, alguém tem uma idéia de como devo proceder? existe a possibilidade de fazer um distrato dizendo que nunca houve movimento?
Leonardo Pereira Rodrigues
Bronze DIVISÃO 4 , Analista FiscalBom dia!
Como seria esta Ata de Saneamento?
At
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade