Diogo Waltrick
Iniciante DIVISÃO 5 , Agente SaúdeBoa noite.
Veja minha situação e o que me aconselham a fazer.
Tenho uma empresa , ela esta ativa desde 2010 até então, sempre atuando no ramo de importação e distribuição e comercio de produtos e equipamentos industriais. Até então tinhamos o radar simplificado, importamos cerca de U$D200.000,00 ano.
Fomos intimados pela receita, dentro de um processo de desembaraço aduaneiro, para solicitar um novo radar perante a receita federal, o fiscal do aeroporto só desembaraçou a carga depois de entregarmos o numero do protocolo da solicitação. Ok, o processo foi desembaraçado depois do canal vermelho.
Depois de 30 dias, recebemos via ECAC da receita, para o envio de documentos, estes eram extratos bancario das contas PJ, extratos bancarios do Socios demosntrado a integralização do capial social da empresa, ,balanços, balancetes, etc... sob pena de suspensão do radar em 10 dias caso não fossem entregues.
Pois bem, entregamos parcialmente os documentos, e depois de 30 dias recebemos mais um intimação para o envio dos demais documentos que faltaram, sob pena de suspensão do radar no prazo de 10 dias.
Fomos ate a receita federal para falar com o fiscal, este que nos destruiu argumentando que estávamos realizando interposição fraudulenta e ocultação do real importador, etc, etc, etc, falou que iria nos multar em tudo, fechar a empresa, etc..etc...
Realmente, por ignorância nossa, recebemos pagamento antecipado ou parcial de importações de vendas para alguns clientes, e declaramos nas DI´s que eram importações por conta propria. Depois de entender tudo isso,pois ate então não tinhamos conhecimento, ficamos sabendo que isso é fraude e tal, e pode causar um desastre. então ressolvemos não entregar mais nenhum documento.
Nossa empresa é micro empresa, que fatura média de 50 mil por mês. Falamos com o fiscal, choramos, explicamos que foi ignorancia nossa... mas não adiantou,... ele suspendeu nosso radar. O fiscal informou que só não fez nada com a nossa empresa porque não entregamos todos os documentos, senão teriamos sido autuados. enfim, o fiscal falou que se entregarmos os documentos ele irá fazer tudo o que tem que fazer.
E falou, que a única solução pra gente era desistir dessa empresa (CNPJ) e abrir outra empresa e começar tudo certinho, justificando entradas e saídas de dinheiro, etc...
Minha duvida é, se um dos sócios sair da sociedade atual e abrir uma nova empresa, mandar todos os documentos solicitados para uma habilitação de uma nova empresa, o radar pode ser indeferido pelo fato do socio ter feito parte de quadro societário de uma empresa que ele já não esta mais, porém teve o radar suspenso?? Ressaltando que não fomos autuados, somente tivemos o radar suspenso.
grato