x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 8.266

CNPJ em Diretório Acadêmico Estadual

Pedro Henrique Sousa Pinheiro

Pedro Henrique Sousa Pinheiro

Bronze DIVISÃO 2 , Coordenador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 1 dezembro 2017 | 13:45

Olá,
Gostaria de solicitar informações a respeito de uma área em específico, a área estudantil na criação de uma representatividade a nível estadual.
Sou coordenador de imprensa e divulgação do Centro Acadêmico do meu Instituto, sou membro do movimento de desenvolvimento do Diretório Acadêmico do IF em Santa Catarina. Em uma das nossas reuniões levantamos a possibilidade de criar um Diretório Acadêmico que englobasse todos os Centro Acadêmicos e Grêmios estudantis em uma hierarquia como essa: Diretório Acadêmico> Comissão Regional> Centros Acadêmicos e Grêmios Estudantis. Todas as representações escritas anteriormente são sem fins lucrativos, porém com atividades afim de auto sustento.
Tendo em mente que o Diretório Acadêmico é o órgão superior, pensamos na possibilidade de criar um CNPJ para o mesmo e submeter os Centros Acadêmicos e Grêmios Estudantis como filiais, afinal, possuem os mesmos interesses eu acredito, se formos analisar, todos são órgãos de representação estudantil. Seria possível? Se sim, quais os passos para realizarmos tal feito? E, se encontrarmos algum destes que já possui CNPJ, podemos "cancelar" este CNPJ e associar ao Diretório?

Obrigado por sua atenção
Pedro H.S. Pinheiro

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 7 anos Sábado | 2 dezembro 2017 | 12:55

Bom projeto e louvável iniciativa, quanto a cancelar caso alguém já possua o seu sim, terá que ser feito( por isso seu projeto tem que ser bom e convincente) , e e possível, e cada unidade teria seu seu CNPJ, como dependente da Matriz com o final designado 002,003 e por ai vai. O estatutos e que teriam que ser refeitos, em função dessa união ao Centro principal, quanto as atividades para auto sustento teriam que ser compatíveis com a atividade principal, ou seja cultural. e nao contradiz-ente com os propósitos principais.
O ideal e contratar um advogado experiente nessa área, para se elaborar o Estatuto de forma adequada aos propósitos estipulados e almejados, bem como a redação da Ata de Costituiçao e Aprovação dos Estatutos. Melhor ainda e procurar um co-irmão como voces pretendem em outra UF, que se assemelhe aos seus propósitos, para trocarem ideias do que melhor seria feito, e solicitar a colaboração, quanto aos caminhos de pedra, pelos quais terão que passar com relação ao MEC, ao MPF, e ao MPE, e ao CEE, etc. Espero ter ajudado um pouco, pois minha intenção e essa.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial

Paulo Henrique de Castro Ferreira

Consultor Especial , Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 4 dezembro 2017 | 08:15

Bom dia Pedro Henrique.

Caso algum dos Centros ou Grêmios possuir CNPJ seria interessante antes de baixa-los e ate juntamente com a ata de baixa seria informar que o motivo da baixa seria para fazer parte do orgão centralizador.

Outra questão dentro deste contexto é a destinação do patrimonio na baixa. Neste caso seria interessante informar que o mesmo será vertido ao diretorio.


Após a criação do mesmo, em ato continuo eles determinariam a volta deste a nova filial (antiga agremiação).

Seria interessante verificar junto a Faculdade se há algum entrave em fazer tal procedimento.

No mais o que nosso amigo Manoel citou é muito válido.

att

Atenciosamente.

Paulo Henrique de C. Ferreira
Contador CRC MG 106412/O - Perito Contábil CNPC 087 - Avaliador Imobiliário CNAI 23358
Avaliação de empresas e processos de transferência societária;
Especialista em 3º Setor e em fusões, cisões e incorporações;
https://www.psce.com.br
Atenção: não dou consultorias por telefone! Somente por e-mail ou via whatsapp (audio ou mensagem)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade