x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 864

Ricardo Petroli

Ricardo Petroli

Iniciante DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 9 setembro 2009 | 15:05

Olá povo, boa tarde, bom estou aqui porque surgiu uma duvida a respeito de uma sociedade que talvez farei.

Eu não tenho CRC ainda porque no caso nao sou formado ainda, e me ofeceram para entrar de socio em um escritorio. Ok, até ae tudo bem certo.

Mais intao é o seguinte, o outro socio tem CRC certinho, e tem a apenas inscricao municipal, nao abriu CNPJ do escritorio. Ele me disse que so abrira, caso a receita cair em cima dele, ele fez isso para nao ter muitas despesas, ja que o escritorio tem apenas 4 meses se nao me engano.

Ta mais minha duvida é a seguinte, caso eu entre como socio, pagando uma quantia a ele, tem alguma forma de eu ser passado para tras futuramente com um contrato feito?

Ah, e se alguem tiver um contrato para formalizar essa sociedade e puder me passar eu agradeco.

Obs: Com esse contrato eu tenho algum direito caso eu seja "roubado".

Obrigado a todos que puder me ajudar, e tenha um otimo dia.

Abraços

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 9 setembro 2009 | 16:44

Boa tarde Ricardo.

Contrato só tem validade jurídica se registrado nos órgãos competentes, contrato de gaveta não vale pra nada.

Vamos lá. Você diz que ainda não é formado, mas dependendo do período que você está cursando, poderá obter seu CRC provisório. Entre em contato com a delegacia do CRC mais próxima e peça informações. Com seu CRC provisório poderá constituir sociedade conforme manda a lei.

No caso de empresa de prestação de serviços, o capital investido serve para compra de Móveis e utensílio, ou seja, o dinheiro vira bens e no caso de um distrato ou saída da sociedade, terá direito a receber em dinheiro o equivalente a sua parte nos bens, e isto deve ser minuciosamente tratada em clausulas no contrato social. O próprio CRC concede um modelo de contrato social.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Lydia Cristina

Lydia Cristina

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 21 setembro 2009 | 15:15

Só para complementar a informação do nosso amigo Luiz José, o registro provisório tem validade de 2 anos.. aqui no RJ pelo menos... aqui pelo menos pede-se a data de conclusão do curso, é aconselhável que vc procure a Delegacia ou informações no site do CRC da sua jurisdição.
Boa tarde!

Lydia Cristina

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade