Débora
Iniciante DIVISÃO 1 , Designer GráficoBoa tarde!
Estou há mais de um ano e meio tentando sair da sociedade de uma empresa LTDA - ME e não consigo, gostaria de saber se o procedimento é lento assim mesmo ou se há alguma coisa errada.
Abri uma sociedade em 2015 com um amigo para prestar serviços de ilustração. Pelo contrato social, sou sócia administradora (sociedade LTDA) ME com cota de 50%. Na prática, precisei emitir notas poucas vezes e o valor total anual é baixo, por isso mesmo achei que seria melhor sair da empresa e abrir um MEI.
Em 04/2016, contatei a contadora e o outro sócio para pedir a minha retirada da empresa. Na época, ele ia me tirar da sociedade e outra pessoa entraria no meu lugar. Chegamos a dar entrada na papelada (isso foi entre setembro e outubro do ano passado) mas a pessoa desistiu durante o processo e tivemos que recomeçar tudo (mas só me avisaram isso no começo deste ano, em 03/2017).
Em 04/2017, assinei novamente a papelada para dar entrada no processo, agora com o pedido para que eu saísse da empresa (depois que eu sair, eles vão transformar a empresa em "empresa individual"). Nessa alteração, também pedi para mudar o endereço da sede da empresa (o endereço atual é a casa dos meus pais. Como somos prestadores de serviço, não temos endereço físico e me informaram que não havia problema colocar um endereço residencial).
Em 08/2017, a contadora pediu para que eu assinasse novamente a papelada. Segundo meu sócio, ela deu uma previsão de que tudo estaria pronto em outubro. Para piorar, meu sócio saiu do país e tem previsão de retornar só daqui a dois anos (ele deixou uma procuração com a contadora e com o pai dele).
Em 11/2017, por whatsapp, a contadora pediu meu número do recibo do imposto de renda de 2016 e 2017, não informou o motivo e depois não entrou mais em contato por um tempo.
E, finalmente, em 25/11/2017, a contadora foi na Junta Comercial verificar o processo e ele foi indeferido. Segundo ela, faltou reconhecer firma de todos os contratos sociais. Ela disse que está elaborando o novo contrato, mas isso já faz duas semanas, não retornou o contato. Perguntei se estava tudo bem, se eu podia ajudar em algo, mas as respostas são sempre evasivas ou nulas.
Acho que é isso. Não sei mais o que fazer.
Não sei se o processo é assim demorado, se seria melhor contratar outro contador ou se há algo que eu mesma poderia fazer para resolver esse caso.
Muito obrigada!