
Bruno Jemnecki dos Santos
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Bom dia colegas! Minha dúvida é a seguinte:
Um cliente quer abrir uma empresa para trabalhar como vigia. Pesquisei bastante e vi que para abrir uma empresa como Segurança Privada, é necessário um capital social mínimo de R$100.000,00, algo que meu cliente não dispõe, além de precisar de autorização da Polícia Federal, algo bem difícil para uma empresa de pequeno porte. Ao que me parece, tudo isso se deve ao fato dessas empresas trabalharam como vigilantes de forma ostensiva e armados, com transporte de valores, algo que meu cliente jamais fará. A minha dúvida é a seguinte:
Existe alguma forma de eu abrir a empresa para ele apenas como serviços de vigia, desarmado, de forma não ostensiva? Ele quer trabalhar como vigia de eventos, em portarias de prédios, participar de licitações públicas para fazer a vigia de eventos públicos, sem nenhum armamento. Portanto acredito que haja uma forma dele abrir a empresa e poder operar de forma legalizada sem a autorização da polícia Federal.
Alguém já abriu empresas deste tipo? Eu estou certo sobre meu ponto de vista? Qual CNAE utilizaram, para que futuramente não tenha problemas em não solicitar a autorização da Polícia Federal?
CNAES que eu pesquisei:
80.20-0/01 - atividades de monitoramento de sistemas de segurança
81.11-7/00 - serviço de apoio a edifícios
96.09.2/99 - outras atividades e serviços pessoais não especificados
47.53.9/00 - comercio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamento de áudio e vídeo (caso venha a trabalhar com monitoramento de alarmes).
CNAE que eu acredito que NÃO posso utilizar deveria a Polícia Federal:
80.11-1/01 - atividade de vigilância e segurança privada