x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 21

acessos 16.439

Consolidação Contratual

Paula Moreira

Paula Moreira

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 17 setembro 2009 | 18:07

Boa noite

A empresa em que trabalho tem 4 filiais. Como vou fazer a consolidação de todos os atos contratuais sou obrigada a registrar em cada uma dessas filiais ou só na Matriz?

Antecipadamente agradeço qualquer ajuda.

OSMAR LUIS CORNACHIONE

Osmar Luis Cornachione

Ouro DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 18 setembro 2009 | 12:49

Paula
Boa tarde

A constituição das filiais foi feita atravéz de alterações contratuais da matriz, assim sendo só podem ser consolidadas as cláusulas contratuais na próxima alteração contratual da matriz, relacionando as filiais.

Paula Moreira

Paula Moreira

há 15 anos Sábado | 19 setembro 2009 | 08:31

Osmar,
Bom dia

Meu questionamento é em relação ao registro na Junta. As filiais estão relacionadas na consolidação mas tenho de registrar esse ato (a consolidação) em cada junta comercial dos estados onde tenho filial ou basta apenas a matriz?

Obrigada pela resposta

Anderson S

Anderson s

Prata DIVISÃO 4 , Administrador(a)
há 15 anos Domingo | 20 setembro 2009 | 21:48

Paula

VocÊ precisa registrar a alteração no junta da matriz e nas juntas comerciais onde as filiais estão sediadas (caso estejam em unidade da federação distanta da matriz). No seu caso foi só uma consolidação ou houve alguma alteração nas clásusulas do contrato?

Fabio Eduardo

Fabio Eduardo

Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 3 maio 2010 | 10:24

Bom dia,

Estou com duvida sobre esse assunto.
Fiz alterações contratuais, quanto a mudança de socios e endereço da matriz. Porem temos uma filial em outra UF.
Tenho que registrar a alteração contratual tambem na UF da filial?

Obrigado.

Fabio Eduardo

Fabio Eduardo

Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 3 maio 2010 | 13:17

Obrigado Anderson,

Mais uma coisa, nao sei muito bem como proceder nesse caso.
Envio a alteração para a Filial, e la eles levam a alteração ja registrada aqui ate junta?
Ou tem que ser feito todo o processo de alteração na UF da filial?

Obrigado

Anderson S

Anderson s

Prata DIVISÃO 4 , Administrador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 3 maio 2010 | 14:00

Fabio

Primeiro você registra sua alteração contratual na UF da Sede, posteriormente você registra a alteração na UF da filial. Cada Estado tem um programa diferente para essa formalização, mas em geral todos seguem os mesmos procedimentos.

Armando Adurens

Armando Adurens

Iniciante DIVISÃO 1 , Advogado(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 13 maio 2010 | 20:54

Prezados,

Meu nome é Armando e sou advogado.

Advogo para uma empresa que a Matriz é em Pernambuco e tem várias filiais. Sempre tenho agigo da forma como comentado acima e registrar nas filiais somente os atos que digam respeito a ela especificamente.

Gostaria de saber qual é a base legal disso?

Alguém saberia?

Desde já agradeço a atodos.

Att.

Jacyara Alves da Silva

Jacyara Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 14 maio 2010 | 19:33

Armando,

Dentre os atos arquivados na Junta Comercial do Estado que sedia a Filial cuja matriz é estabelecida em outro, estão os de alteração de nome empresarial, quadro societário, atividade econômica e, claro, os que mexem diretamente c/a filial - mudança de endereço, por exemplo. Os outros atos da matriz, como, uma cessão de cotas de capital ou uma alteração de endereço da matriz, por exemplo, não precisam ser arquivados Estados afora, mas, caso a empresa queira, nada, absolutamente nada, impede.
Talvez a não obrigatoriedade de arquivamento de todos os atos por parte das Juntas onde estão as Filiais ocorra, por não serem utilizadas as informações que neles constam. Eu explico: observe as informações fornecidas em uma Certidão Simplificada emitida na Junta Comercial do Estado onde está localizada só a filial - nome empresarial, endereço da filial, Nire, CNPJ, data de abertura (da filial) e do último arquivamento. Quadro societário, nada; capital social, só da filial se houver destacado; endereço da matriz, nada.
Talvez por que não utilizadas, é que não são solicitadas.
Não sei se era bem essa a questão (as vezes me perco...), mas, qualquer coisa, retorne

WELLMA

Wellma

Iniciante DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 23 julho 2012 | 08:41

bom dia

alguem oderia me ajudar? estou procedendo com alteraçao contratua, cujo estou alterando quadro de socio e constituindo filial, minha duvida é na consolidaçao, como devo proceder diante desse caso, a clausula de consolidadçao vem depois ou antes das alteraçoes pretendidas, alguem disponha de um modelo para leitura? desde ja agradeço a atençao!

att
wellma
assistente contabil

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 23 julho 2012 | 08:45

Wellma

A consolidação voce começará já com os dados atualizados, com todas clausulas já modificadas sem fazer menção a alteração.

Lembrando que voce deve começar pela alteração informando as cláusulas e depois chegar na consolidação já tudo alterado.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

há 12 anos Segunda-Feira | 23 julho 2012 | 11:19

Wellma

Poderá utilizar este modelo :

www.jucepe.pe.gov.br

1- Clica em Pesquisar

2- Basta descer a barra de rolagem até o titulo Alteração Contratual com consolidação.

É da Junta de Pernambuco mais servirá para você ter um modelo a modificar como quiser.

-----
Revisão de processos
-----
Orçamento gratuito
-----
Paula Moreira

Paula Moreira

há 12 anos Quarta-Feira | 15 agosto 2012 | 13:50

Mais uma duvida :
Estou fazendo a alteração de endereços de uma filial em Salvador mas aproveitando para consolidar todos os atos constitutivos.

Quando vou registrar a consolidação / alteração de endereço da filial em Pernambuco, onde se situa minha matriz, tenho de anexar o de imediato o DBE da filial BA?

MARCIA A. SERRA

Marcia A. Serra

Bronze DIVISÃO 5 , Assistente Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 15 agosto 2012 | 13:55

Boa Tarde, tenho uma empresa que veio de outro estado e teve que consolidar o contrato, agora está no rio de janeiro e eu preciso fazer uma alteração, eu devo colocar primeira alteração ou terceira alteração? pois antes de consolidar tinha duas alterações? se puderem me ajudar ainda hoje, eu agradeço.

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

há 12 anos Quarta-Feira | 15 agosto 2012 | 14:06

Paula Moreira

Sim tem que adicionar o DBE.

Marcia A. Serra

Continua a contagem de onde parou. 3 alteração.
A consolidação serve para atualizar dados e evitar desfragmentação contratual. No caso você pode alterar e consolidar para ficar valendo somente este último que você vai mexer.

-----
Revisão de processos
-----
Orçamento gratuito
-----

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade