x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 5.587

Abertura Empresa de Pilates, Massagens

Karina de Souza Mutafi

Karina de Souza Mutafi

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 21 setembro 2009 | 17:01

Boa tarde a todos, tenho uma dúvida quanto a abertura de um stúdio onde será prestado serviço de terapia alternativa como massagens, aulas de pilates, cromoterapia, reflexologia etc.
Fiz o cadastro na Junta Comercial de SP e eles me devolveram com a exigência de que essa atividade não é empresária, que deve ser registrado no Cartório, pois eles entendem que é atividade de autonomo.
Estou pensando em mandar novamente para Junta Comercial de SP, mas como Clínica de Estética mas acho que depois terei problemas na Prefeitura pois vou precisar de alvará da vigilância sanitária, etc.

Por gentileza se tiver uma ajuda, desde ja agradeço.

Att

Karina Mutafi

Amanda Costa

Amanda Costa

Prata DIVISÃO 1, Autônomo(a)
há 14 anos Sábado | 17 outubro 2009 | 19:21

Karina,

Acredito que a Clínica tb deva ser registrada no cartório, acho que não vai passar na Junta Comercial não...

Depois que vc registrar a constituição da empresa no cartório, basta vc procurar o depto. de Postura da Prefeitura de sua cidade... lá eles vão lhe orientar sobre todos os trâmites necessários p/ a legalização junto à Vigilância Sanitária.

Independente de ser na Junta Comercial ou no Cartório, vc precisará da licença concedida pela Vigilância Sanitária p/ que consiga o Alvará da Prefeitura.

Att,
Amanda

Eu POSSO! Mas é Deus quem sabe a hora!
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 19 outubro 2009 | 09:05

Olá bom dia!!

Karina, a Junta Comercial não registrou a abertura da empresa porque não se trata de empresa comercial inclusive, e como a Amanda disse poderá ser registrada em Cartório.

Mas como se trata de profissão regulamentada, você poderá abrir como PJ e registro no Cartório ou como profissionais liberais autônomos como pessoa física.

Verifique nos dois casos qual será o custo benefício tributário e funcional para que você possa tomar a decisão que seja mais adequada nesta atividade.

Por ser prestação de serviços verifique na prefeitura a forma de tributação do ISSQN como autônomo ou PJ e à partir daí você já irá achando o melhor caminho à seguir.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
maria manuela martins

Maria Manuela Martins

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a) Edifícios
há 12 anos Segunda-Feira | 30 janeiro 2012 | 21:39

Oi, Karina,
vc conseguiu informações, será que seria muito abuso se vc me ajudasse pois precisava ter orientações sobre abertura de clinica de estética, o que é necessário, forma de tributação, etc?

desde já te agradeço a colaboração.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.