Amauri
Iniciante DIVISÃO 3 , Administrador(a) RedeBom dia!
Estou fazendo contabilidade de Associação privada na área de Serviços Médico mas me surgiu algumas duvidas, se alguém tiver com
a mesma situação gostaria de entender como funciona esse mecanismo na hora de efetuar a escrituração contábil. Os associados todos são clinicas medicas, que prestam serviços a planos de saúde. Para que possam receber esses serviços médicos existe a intermediação da Associação no qual emite nota de serviços aos convênios. No ato da emissão da nota fiscal o Convenio retém os impostos da Associação. O total liquido será repassado ao Associado, nesta operação de repasse o Associado emite nota fiscal para a Associação na qual ela também retém os impostos federais. Minha duvida:
A nota fiscal emitida pela Associação será receita da mesma, considerando que a prestação de serviços ocorreu pelo Associado?
O repasse efetuado ao Associado será despesa da Associação?
Exemplo: Associado presta serviços ao plano no valor total de 10.000,00
Associação emite nota fiscal para o Convenio no valor de 10.000,00
O convenio retém impostos sobre o valor de 10.000,00 ficando liquido 9000.00 a receber para a Associação.
Associação pede ao associado que emita nota fiscal no valor de 9.000,00 nesta operação a Associação também reterá de seu associado os impostos federais e taxas de contribuição restando a pagar ao associado o valor em torno de 8000.00