x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 791

Encerramento de CNPJ - Microempresa optante pelo Simples Nacional

Rodrigo Sousa

Rodrigo Sousa

Iniciante DIVISÃO 2 , Técnico Segurança do Trabalho
há 7 anos Sábado | 28 abril 2018 | 17:18

Boa tarde, integrantes do Fórum.

Eu trabalhei como estagiário em uma empresa por 10 meses e, após o término do meu contrato, veio a minha efetivação. Para que eu pudesse continuar na empresa foi solicitado que eu abrisse um CNPJ para que eu pudesse ser "fornecedor de serviços exclusivo" para a empresa que eu já trabalhava.

Hoje eu tenho o CNPJ aberto no município de São Bernardo do Campo, onde fica a matriz, que no caso é a minha casa e eu continuo trabalhando na empresa em questão.

A minha empresa se caracteriza como ME. Segundo o site da Receita Federal, o código e descrição da natureza jurídica é o "213-5 - Empresário (Individual)", e também sou optante pelo Simples Nacional, além de que o registro é na JUCESP.

Andei pesquisando no fórum e em outros sites mas não encontrei informações muito atualizadas, e as que eu encontrei acabaram me confundindo um pouco, como por exemplo: em um dos tópicos que encontrei sobre o assunto as pessoas falavam sobre utilizar o Certificado Digital, mas em outro site eu vi que o Certificado Digital é para aqueles empresas optantes pelo Simples Nacional com pelo menos 5 funcionários.

No meu caso, eu não tenho sócios e nem funcionários. A empresa sou eu, apenas!

A minha empresa foi aberta com o auxílio de um contador, porém, o encerramento eu gostaria de fazer por conta própria.

Alguém poderia me dar um auxílio?

Muito gradecido!

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Domingo | 29 abril 2018 | 11:45

Rodrigo Sousa,

Entendemos que cada um de nós busca de qualquer forma reduzir todo e qualquer tipo de custo, NÃO querer remunerar um profissional para fazer o encerramento de sua empresa, diga-se de passagem poderá ser um atributo de dor de cabeça para voce, uma vez que são várias etapas a cumprir.

E o que voce esta buscando aqui no portal, na verdade é consultoria gratuita de um profissional de contabilidade, o que fatalmente não vai ocorrer. Eu te aconselho que busque auxilio gratuito nessa empreitada em postos do SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio as Empresas - certamente por lá eles te darão o caminho das pedras.

Não veja essa interação diferente daquela de que apenas esta tentando lhe ajudar.

Boa sorte na sua busca.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade