x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 1.188

abertura de cnpj para empresario que está com dividas em outro cnpj

Cristiano Martins Sais

Cristiano Martins Sais

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 8 maio 2018 | 00:11

Boa noite senhores colegas,
Estou com uma questão que gostaria de dividir e ouvir suas devidas opiniões.
Estou com uma cliente a beira do sufocamento.
Está com diversas dividas que viraram uma bola de neve, com isso acabou sendo excluida do simples e consequentemente aumentando drasticamente seus impostos.
Devido a isso para que sua operação não pare estou procurando soluções para seu caso.
Primeira opção que estamos analisando é a possibilidade de abrirmos outra empresa no nome dela mesmo e depois que este cnpj estiver regularizado inativamos o antigo e fazendo os devidos parcelamentos.
O questionamento é o seguinte: nada impedirá este novo CNPJ ser inscrito no simples nacional pela dividas estarem com o mesmo representante legal?
o que vocês me aconselhariam neste caso?

RICARDO LOPES NEPOMUCENO

Ricardo Lopes Nepomuceno

Iniciante DIVISÃO 4 , Administrador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 8 maio 2018 | 09:21

bom dia.

Não terá problemas com a abertura da nova empresa, pois a empresa vai começar do zero.
Você tem problema quando uma pessoa física participa de mais de uma empresa já enquadrada no simples nacional, neste caso tem algumas regras.
mais no caso de uma nova abertura você não terá nenhum tipo de problema quanto a inclusão do simples nacional.

Atenciosamente.

Ricardo

Murilo Gomes Teixeira

Murilo Gomes Teixeira

há 7 anos Terça-Feira | 8 maio 2018 | 12:09

Não terá problemas, como disse o colega,

porém por experiência, irá começar a inflar o CPF da empresária também...
ou seja, dívidas a empresa que está fora do SImples podem ser passadas para o CPF... somando com a existencia da nova empresa, tudo isso começará a chamar atenção para ela, oque claro, não é regra, mas pode ocasionar fiscalizações em geral, diversos departamentos. (MTE, RFB, SEFAZ etc)

eu tive um caso semelhante e abriram outra empresa no nome de uma das Irmãs... até agora não deu nada, mas por exemplo, existe o problema do Conglomerado Empresarial... o fiscal pode vincular que esse CNPJ tem haver com o Outro... e passar a responsabilidade da divida mesmo que a empresa esteja em nomes diferentes... claro que ai com você não, já que será no mesmo CPF ela será responsável por tudo.

atenciosamente,

Murilo Gomes Teixeira
GT Contabilidade & Tecnologia
Contador e Programador | CRC/SP: 311864/O-1 |
(12) 99726-8344 - [email protected]
Cristiano Martins Sais

Cristiano Martins Sais

há 7 anos Terça-Feira | 8 maio 2018 | 15:59

Murilo Gomes Teixeira,
uma dúvida, pode passar as dividas para o CPF mas não de um CNPJ para o outro certo?
Se for isso, acho que a melhor saída é mesmo abrir outra empresa e depois disso inativar a anterior ou até mesmo dar baixa.
oque você acha?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade