x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 745

Encerramento de empresa com débitos

Gabriel Oliveira

Gabriel Oliveira

Bronze DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 9 maio 2018 | 23:45

Pessoal, boa noite!

Não possuo muita experiência com o setor de legalização, por isso peço a ajuda de vocês.
Um familiar me procurou e solicitou que eu fizesse o encerramento de uma empresa que o mesmo possui em uma cidade do interior.
Fui tirar as cnds e a da Receita Federal não saiu. Gostaria de saber quais são esses débitos com a Receita, mas esse meu familiar não tem o certificado digital da empresa, então não consigo acessar o E-CAC. Fiz uma consulta e vi que a empresa foi excluída do simples nacional em 2017. Será que é por causa dos débitos? Ou pode ter algum outro motivo? Acredito que não seja por faturamento, pois a empresa tinha pouco movimento.
Bom, gostaria de saber se existe alguma forma de ver esses débitos e parcelá-los mesmo não tendo o certificado digital.
Outra dúvida: os sócios da empresa moram nessa cidade do interior e não possuem certificado digital. Quando eu fizer o processo de encerramento na JUCEMG, sei que pelo menos um deles precisa ter o certificado digital e-cpf, mas é muito complicado que algum deles faça, pela localização que estão. Qual conselho vocês me dão nesse caso? Pensei em fazer uma procuração dando poderes para que esse outro familiar meu assine na JUCEMG. É possível?

Enfim, desculpem por tantas perguntas. kkkk

Agradeço desde já a todos que puderem me ajudar.

Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 10 maio 2018 | 11:13

Gabriel, tem coisa que não da mesmo. aqui onde estou, sem o certificado não tem como fazer. as pendencias até que dá para ver na Receita Federal ( com procuração física), mas o melhor mesmo é o certificado digital.
a forma de ver e parcelar sem certificado é com procuração indo direto na RFB ( acho muito dispendioso)
qual o problema em fazer o certificado de 1 ano??

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
Gabriel Oliveira

Gabriel Oliveira

Bronze DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 10 maio 2018 | 13:12

Olá Agnaldo, obrigado pela resposta!

O problema em fazer o certificado digital para empresa é que os sócios moram em uma cidade de interior bem isolada ( é uma roça kkk) e para eles fica pouco acessível fazer o certificado, já que é feito somente de forma presencial e não pode ser feito por procuração. Não tenho ideia de qual seria a certificadora mais próxima da cidade...
E além disso, também tem o fator custo, já que meu familiar vai ter que pagar essa dívida pra fechar a empresa (que ainda não temos ideia de quanto é), esse certificado digital que seria usado somente para ver os débitos, o certificado digital e-cpf para assinar o encerramento na JUCEMG, a taxa da JUCEMG e os meus honorários, claro.
Não queria que ficasse tão caro, mas se não tiver outra opção, vai ter que ser assim mesmo...

Quanto a assinatura do processo na JUCEMG, qual seria a melhor forma de resolver, já que os sócios também não possuem e-cpf? Pensei em fazer uma procuração dando poderes para que outra pessoa que possua certificado digital assine na JUCEMG. O que acham?

Agradeço desde já!

Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 10 maio 2018 | 14:43

Aqui onde estou no MT, é tudo digital. Não faz nada sem o e-cpf e tem de ser A3. no entanto, como esta em fase de implantação a junta ainda esta recebendo processos não assinados digitalmente. porque você não verifica se aí ainda não tem essa opção? livraria os certificados dos sócios. E tem mais, aqui é obrigatório certificado para todos os sócios. pelo q entendi você mencionou que só um assinaria digitalmente. verifica isso, pois o sistema nosso é o mesmo, e aqui todos os sócios precisam ter o certificado.

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
Gabriel Oliveira

Gabriel Oliveira

Bronze DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 10 maio 2018 | 22:39

Agnaldo, agradeço pela resposta!

A JUCEMG só aceita processos assinados digitalmente, infelizmente. Na verdade nenhum deles assinaria digitalmente. Os dois sócios fariam uma procuração específica da JUCEMG dando poderes para que o meu parente ( que é o verdadeiro dono da empresa, apesar de não estar no quadro societário) assine com o e-cpf dele. Existe essa opção sim, já fiz processos de alteração dessa forma.
Bom, vejo que a única forma é ter os dois certificados digitais: tanto o e-cnpj quanto o e-cpf.
Agora é torcer pra dívida não ser muito grande.
Outra dúvida: caso eu peça o parcelamento da dívida com a receita e queira encerrar a emrpesa, como farei para passá-la para o cpf de algum dos sócios? Esse é um procedimento separado?

Desde já, agradeço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade