Wiliam Rosendo,
Estim@do, eis que estamos no meio de um grande dilema, pois como podes observar há atributos que podem ser determinantes para sua escolha.
Manter uma empresa no Brasil, não é tarefa fácil do ponto de vista de carga tributária, você como aspirante ao cargo de proprietário de um escritório contábil, sabe melhor do eu.
- Naturalmente, a maioria não dispõe (talvez) de R$ 95.400,00 assim simplesmente, para abrir
EIRELI;
- Não é fácil (no começo) encontrar alguém com CRC disposto a abrir sociedade, nem mesmo pagar 2 anuidades...para constituir ME;
- Autônomo a carga é mais alta, mas dá para segurar a onda, caso não emita NF, nem RPA, no início...
Suas afirmativas acima são válidas e claro, positivas, e lhe digo meu caro aspirante, sociedade é quase "Casamento" por tanto, se não tem vocação para ceder e discutir uma DR, nem pense em unir-se a outra pessoa para esse objetivo de montar uma sociedade.
Meu escritório continua no papel (e sinceramente, quase desistindo), às custas dessa "desvalorização" aos iniciantes, infelizmente.
Não sei se sou minoria que segue achando que ser autônomo, financeiramente, parece mais viável. (Ainda que necesite de
certificado digital, e para algumas declarações deve ser o eCNPJ (?))
Na verdade não há uma "desvalorização" aos iniciantes, mas vejo que há aviltamento e muita concorrência mais do que desleal, isso sem contar aquelas contabilidades online que loteiam seus serviços por precinhos que chegam a R$ 1,99 um absurdo! mas em fim, isso se contabiliza porque não há uma união da classe contábil, muito pelo contrário.
O que os srs.(as) acham? Na opinião de vocês, qual opção é melhor para quem quer abrir?
Como disse um amigo meu das bandas do sul, especialmente de Santa Catarina: "
Cada profissional deve ser escrever sua própria história"
Então entendo assim, se seu objeto é este desde quando saiu dos bancos da escola, vá em frente, faça seu caminho, escreva e reescreva sua história, pedras no caminho sempre terás do começo ao fim da jornada, porque isso é extrínseco ao ser humano que luta por um espaço debaixo do sol. O Sol brilha para todos e melhor aproveita os raios solar, aquele que milita sem medir esforços.
Procure absorver experiencias de profissionais experimentados há tempos, estude sempre! busque estar presente no meio de pessoas que possam agregar-lhe conhecimento, e claro, procure divulgar seu trabalho e comece pelo inicio de tudo, de grão em grão, quando sentir que já tem musculatura promova então a formalização do seu negócio.
Afinal de contas, um bom contabilista pode laborar a partir de um home office ou coworking.
Boa sorte!