Kelen Tamara Viana
Bronze DIVISÃO 2 , Assistente FinanceiroBoa tarde colegas, tudo bem com vocês? Eu sou nova aqui no fórum, entrei hoje, vim em busca de ajuda, então desculpem se estou fazendo isso na sala errada ou de forma inapropriada. Minha dúvida é a seguinte: Sou bacharela em ciências contábeis, tenho 24 anos e me formei em 2015. Meu sonho é abrir meu próprio escritório de contabilidade porém, sozinha me sinto insegura por desconhecer as rotinas de todos departamentos de um escritório. Trabalho em indústria auxiliando os setores: fiscal, faturamento, financeiro, recursos humanos, e o máximo que tive de experiência num escritório de contabilidade, foram 5 meses lançando despesas de condomínio e fazendo serviço de rua e de banco, motivo pelo qual eu não permaneci no escritório e parti para outra empresa para aprender financeiro. Faço DIRPFs anualmente e palestro sobre MEI em uma escola onde ministro um curso de assistente administrativo na minha cidade. A ajuda que eu queria de vocês é saber se vocês tem para me indicar, algum livro, um guia de noções básicas ou suas próprias opiniões e experiências para ajudar a me orientar quanto as rotinas e obrigações de cada setor de um escritório de contabilidade. Vou fazer o exame de suficiência agora em junho e estou confiante de conseguir passar. Na opinião de vocês, há chances de eu trabalhar com contabilidade por conta própria sem ter passado anteriormente dentro de algum outro escritório como funcionária? E se eu fosse dar esse passo, o que vocês julgariam como primordial, do que eu preciso?
- CRC
- Constituição de sociedade? Ou posso trabalhar como autônoma e o que preciso pra isso? Não podemos mais ser MEI não é? Se eu fosse autônoma eu teria a tributação de 15% caso a renda mensal fosse de R$ 1.372,00 a R$ 2.743,00 mais inss e iss, certo? e se eu tivesse cnpj, teria que ser empresa ltda optante pelo simples, isso? O que julgam mais viável?
- Preciso de um Sistema com que características? custa em média quanto? É contratado por módulo ou como?
- Como posso me organizar para não deixar passar nada quanto as rotinas? preciso de uma agenda pro DP, outra pras obrigações fiscais .... ?
- Sobre certificado digital, qual a necessidade e como ter?
Por onde vocês começaram?
Me perdoem se estou sendo inconveniente com meus questionamentos. É um sonho meu trabalhar por conta própria fazendo contabilidade. Podem me auxiliar?
Obrigada de coração. Boa tarde.