
Everton da Cruz Silva
Prata DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeBoa noite,
Quando um dos sócios de uma empresa é preso qual é o procedimento para exclui-lo da sociedade ?
Agradeco desde ja
respostas 7
acessos 6.279
Everton da Cruz Silva
Prata DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeBoa noite,
Quando um dos sócios de uma empresa é preso qual é o procedimento para exclui-lo da sociedade ?
Agradeco desde ja
Jeann Nunes
Prata DIVISÃO 2 , Analista TributosVisitante não registrado
Fazer uma alteração de contrato tirando ele da empresa...
Jeann Nunes
Prata DIVISÃO 2 , Analista TributosPaulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial , Contador(a)Bom dia Everton da Cruz Silva
A primeira questão a se verificar é qual foi o crime cometido.
Se foi algo contra a empresa ou sócios a exclusão pode ocorrer via AGE dos sócios.
Mas independente disto, é um caso a se consultar um advogado para a emissão de uma opinião mais técnica sobre o assunto.
att
Billy Douglas Calil Assad
Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade Everton da Cruz Silva Bom dia.
Verifique qual o crime que o sócio cometeu, pois temos o Art. 1.085 do Código Civil, onde podemos fazer a exclusão do sócio por simples alteração, onde o sócio minoritário tenha cometido (ou cometa sucessivamente) atos de inegável gravidade, a ponto de colocar em risco a continuidade da empresa.
Mas como disse o colega Paulo Henrique de Castro Ferreira, procure um Advogado para obter uma orientação. Se precisar tenho quem indicar para uma consultoria. Pode chamar no e-mail ou whats.
Att.
Everton da Cruz Silva
Prata DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadePrezados bom dia,
Obrigado pelas respostas
Segue abaixo como consta no Contrato Social
Pode o sócio ser excluído, quando a maioria dos sócios, representando mais da metade do capital social, entender que um ou mais sócios estão pondo em risco a continuidade da empresa, em virtude de atos graves e que configurem justa causa.
Parágrafo 1º - A exclusão somente poderá ser determinada em reunião especialmente convocada para este fim, ciente o acusado em tempo hábil para permitir seu comparecimento e o exercício do direito de defesa.
Parágrafo 2º - Será também de pleno direito excluído da sociedade o sócio declarado falido, ou aquele cuja quota tenha sido liquidada para o pagamento de credor particular do sócio.
Parágrafo 3º No caso de retirada, morte ou exclusão de sócios ou dissolução da sociedade, o valor das quotas, considerada pelo montante efetivamente realizado, liquidar-se-á com base na situação patrimonial da sociedade, verificada em balanço especialmente levantado, à data da resolução, e seus haveres lhe serão pagos em 12 (doze) parcelas iguais, mensais e sucessivas, vencendo a primeira 30 (trinta) dias após a apuração do valor.
Parágrafo 4º - Podem os sócios remanescentes suprir o valor da quota.
Jeann Nunes
Prata DIVISÃO 2 , Analista Tributos Everton da Cruz Silva,
Como a exclusão do sócio está prevista em contrato, cabe os demais promover aquilo que lá está escrito e acordado...
Porém, eu acredito não se tratar de algo tão simples assim, desta forma o melhor jeito possível é com o acompanhamento de um advogado especialista em direito empresarial para dirimir as divergências conforme a lei e promover a exclusão do mesmo e alteração contratual.
EXCLUSÃO DE SÓCIO
As disposições para com o sócio perante a sociedade limitada quando ocorrer situação de exclusão são as seguintes: Instrução Normativa DREI n° 38/2017, Anexo II, Item 2.2.6
Por justa causa
Desde que haja previsão no contrato social para exclusão de sócio por justa causa e quando a maioria dos sócios, representando mais da metade do capital social, entendam que um ou mais sócios estão pondo em risco a continuidade da empresa, por meio de fatos de incontestável gravidade, poderão excluí-los da sociedade, por meio de alteração do contrato social. Lei n° 10.406/2002, art. 1.085
A exclusão somente poderá ser determinada em reunião ou assembleia nas suas normas convocada para esse fim, ciente o acusado em tempo hábil para permitir seu comparecimento e o exercício do direito de defesa.
Se os demais sócios não suprirem o valor da quota proceder-se-á à redução do capital, neste caso arquivados, em processos distintos e simultaneamente, a certidão/cópia da ata da reunião ou assembleia e a alteração contratual mencionada. Lei n° 10.406/2002, arts.1.086 e 1.031, § 1°
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade