x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 1.967

DBE - Instituição Religiosa

Vitor

Vitor

Prata DIVISÃO 1
há 5 anos Quarta-Feira | 13 junho 2018 | 11:20

Bom dia

Prezados!

Estou realizando um procedimento de abertura de igreja.

Já fiz todo o processo no cartório de registro de imóveis, foi deferido e liberado, próximo passo é realizar o DBE e levar na RFB de acordo com as orientações do funcionário que me atendeu, segundo ele também o procedimento para montar o DBE está no site, porém não encontrei nada.

Vendo alguns assuntos relacionado a isso, consegui chegar até uma determinada etapa, realizei o preenchimento das informações no DBE, coloquei a natureza jurídica 322-0 (Organização Religiosa) e prossegui, porém surgiu algumas dúvidas.

1º Nome Empresarial (firma ou denominação) / Título do estabelecimento (nome fantasia):

Deve ser o mesmo nome em ambos? Porque quando abrimos uma empresa ME o nome empresarial é diferente do nome fantasia...
Em nenhum momento preenchi nome diferente, mas mesmo assim fico com essa dúvida.

2º Quando coloco a natureza jurídica, aparece uma mensagem perguntando se o processo já foi registrado no respectivo órgão.

Neste caso devo colocar SIM, pois o processo já foi registrado no cartório de imóveis, ou essa pergunta se refere ao órgão da RFB?

3º QSA.

No preenchimento do QSA, não aparece todos os cargos específicos para cadastro de uma organização religiosa, aparece apenas Administrador, Diretor e Presidente, porém meu processo tem Tesoureiro (a), Vice Diretor (a), Secretário (a). Devo preencher apenas o Presidente no DBE e deixar os outros integrantes fora, ou preciso preencher todos e como ficaria os cargos?

Agradeço pela atenção disponibilizada.

Atenciosamente.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 4 anos Terça-Feira | 12 novembro 2019 | 14:57

Boa tarde!

1º Nome Empresarial (firma ou denominação) / Título do estabelecimento (nome fantasia)?
O nome Fantasia pode ser diferente do nome da empresa.

2º Quando coloco a natureza jurídica, aparece uma mensagem perguntando se o processo já foi registrado no respectivo órgão.
Neste caso devo colocar SIM, pois o processo já foi registrado no cartório de imóveis, ou essa pergunta se refere ao órgão da RFB?

Deve colocar sim, pois o órgão a que se refere é o cartório.

3º QSA.
No preenchimento do QSA, não aparece todos os cargos específicos para cadastro de uma organização religiosa, aparece apenas Administrador, Diretor e Presidente, porém meu processo tem Tesoureiro (a), Vice Diretor (a), Secretário (a). Devo preencher apenas o Presidente no DBE e deixar os outros integrantes fora, ou preciso preencher todos e como ficaria os cargos?

No DBE você poderá preencher apenas o presidente, não tem necessidade de acrescentar os outros cargos.

Quando o DBE for deferido, você terá de levar o ato de registro que foi feito em cartório até a RFB, ou envia-los via correio, juntamente com o DBE deferido.

lahys

Lahys

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 13 novembro 2019 | 13:27

André, 
Agradeço a ajuda, e tenho mais uma duvida se puder me auxiliar : 
A data do evento de inscrição do presidente deve ser a mesma da data de registro do cartório ? pois eu coloquei a data da ata de fundação (18/08/19) e esta dando erro pois é inferior a do cartório (03/09/19) . Qual data eu coloco ? Andre Luiz Bez

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.