x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 8

acessos 5.668

Encerramento Cooperativa

Leandro Abreu Rosa

Leandro Abreu Rosa

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 5 anos Segunda-Feira | 25 junho 2018 | 11:02

Bom Dia !!

Já fiz 4 vezes o processo de encerramento de uma COOPERATIVA e dessas 4 vezes voltou com exigência e deu a seguinte exigência " REITERO A EXIGENCIA DEVE HAVER 1 ATA DE DISSOLUÇÃO E 1 ATA DE EXTINÇÃO ADEQUAR "

Preciso saber o que e qual procedimento eu tenho que fazer pra eu realizar isso !!

Alguém pode me ajudar por favor ?

Fico no aguardo ...

E - mail: [email protected]
(011) 95218-6622 (TIM e Whatsapp)
(011) 4566-0872 (Fixo)
Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 25 junho 2018 | 11:47

Leandro, sei que o Presidente precisa convocar uma assembleia geral extraordinária (AGE) para propor a extinção da cooperativa. Precisa de edital e de quorum mínimo conforme o estatuto social da mesma. Também tem uma questão que é a nomeação do liquidante. Pessoa que ficará responsável a partir da assembleia pelo patrimônio a ser liquidado. A Ata que se referem, é relacionada a AGE

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
Patricia C

Patricia C

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 4 anos Quinta-Feira | 22 agosto 2019 | 08:01

Bom dia,
Poderiam me explicar como proceder, recebi uma cooperativa habitacional e solicitaram a extinção. Nunca fiz este procedimento, não sei nem por onde começar.

Agradeço a colaboração.

Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 22 agosto 2019 | 09:16

bom dia:
o primeiro passo é convocação de uma assembleia extraordinária para extinção da cooperativa - veja no estatuto social a questão de quorum e instalação da assembleia
ver questão de destinação dos ativos ou assunção do passivo - colocar no edital,

após realizada a assembleia, e registrada a ata, aí sim vai para o DBE juntando a cópia da ata..

é mais complexo... este é o básico. cobra bem, porque dá trabalho rsrsr

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 22 agosto 2019 | 14:55

Agnaldo agradeço muito sua ajuda, irei fazer o que vc orientou.
Mais uma pergunta, preciso fazer esta extinção no VRE? com cert

Neste caso não posso te ajudar, pois depende do estado. Se a cooperativa estiver registrada na Junta do Comercio, terá sim que fazer o proesso. aqui não falamos VER mas REDESSIM. precisa ver sim noi seu estado como é. Regra geral, precisará do Certificado Digital. 

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
Patricia C

Patricia C

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 4 anos Sexta-Feira | 23 agosto 2019 | 10:20

Obrigada Agnaldo.
Sou de São Paulo Capital
Desculpe tantas perguntas, mas como lhe informei este esta sendo um desafio e oportunidade de aprendizado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.