x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 9.817

Alteração do Nome de Associação DBE

Mauricio

Mauricio

Prata DIVISÃO 1
há 6 anos Segunda-Feira | 30 julho 2018 | 11:36

Bom dia,

estou com uma dúvida, vamos ver se os amigos podem ajudar.

Preciso fazer uma alteração em uma associação:

-Alteração de Nome;
- Alteração de Responsável (Presidente).

Quanto ao responsável, tranquilo, mas quanto ao nome, para poder gerar o DBE preciso gerar uma viabilidade?

A associação já fez o registro do novo estatuto e ata em cartório, porém se eu tentar gerar o DBE de alteração, ele não me deixa continuar se eu não preencher o número da viabilidade para o evento de alteração do nome.

Agradeço e aguardo.

Luciano Alves dos Santos

Luciano Alves dos Santos

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 6 anos Domingo | 13 janeiro 2019 | 10:51

Bom dia,

Maurício gostaria de responder a sua pergunta, ante tarde que nunca. Eu iniciei o processo de alteração de nome empresarial de associação no estado do Maranhão do seguinte modo:

entrei no site empresafacil.ma.gov.br ,
menu MATRIZ
ALTERAÇÃO
Alteração de nome empresarial (firma ou denominação)
Selecione onde foi registrado o ato (cartório)
Coloque SIM para alterar na Receita
no NIRE preenchi com 12 zeros Oculto
Coloque o cnpj e passou para outro tela informativa

obs: no mesmo dia gerou o DBE.

Grato
Luciano

Rita Morais

Rita Morais

Iniciante DIVISÃO 1 , Artesão(ã)
há 5 anos Terça-Feira | 10 dezembro 2019 | 23:44

Na realidade, não tenho uma resposta, mas uma dúvida. Precisamos realizar uma alteração no nome da nossa associação de artesãos. O novo estatuto já constará o novo nome? Devemos iniciar constando assim: Primeira Alteração do Estatuto da Associação AMA (antigo nome) ou ARTECOR(novo nome)?

Luciano Alves dos Santos

Luciano Alves dos Santos

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 11 dezembro 2019 | 11:49

Siga esses passos

1 -  a diretoria deve convocar uma assembleia, essa como as formalidades legais(edital, publicação, prazos)
2 - Fazer uma ata de Alteração, nesse deve constar o novo nome

Registrar em cartório Novo Estatuto e Ata e inciar o processo com a data do registro.

Obs: Alteração do nome X para o nome Y.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade