x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 17

acessos 32.153

SPE - Sociedade de participação especifica

Thiago Grigoletto

Thiago Grigoletto

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a)
há 14 anos Terça-Feira | 27 outubro 2009 | 15:17

A SPE é uma sociedade jurídica regulamentada pelo Código Civil Brasileiro (Lei 10.406/02), criada com o propósito de um trabalho especifico, sendo extinta ou renovada ao final da empreitada (na intenção de isolar os riscos). A SPE é obrigada a se enquadrar em uma das formas de sociedade do Brasil: Limitada (10.406/02) ou Anônima (6.406/76).

Seu Capital é integralizado pelos sócios, com bens, imóveis, dinheiro ou qualquer outro direito que tenha representação econômica.

Ao contrário da SCP a SPE não possui um administrador responsável (sócio ostensivo), suas regras são definidas através do Contrato Social registrado na junta comercial.

Por adquirir personalidade jurídica a SPE possui CNPJ próprio e deve atender a todas as obrigações tributarias vigentes na legislação Brasileira, podendo ter sua tributação no Lucro Presumido ou Lucro Real.

A utilização da SPE passou a ser maior no Brasil após a publicação da Lei 11.079/04, que determina regras gerais para licitações Público-Privada.

Lei 10.406/02

http://www.planalto.gov.br/CCIVIL/leis/2002/L10406.htm

Lei 6.406/76

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1970-1979/L6406.htm

Lei 11.079/04

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/Lei/L11079.htm

Thiago Grigoletto

Antes de imprimir pense na sua responsabilidade com o MEIO AMBIENTE e o CUSTO!!!
Thiago Grigoletto

Thiago Grigoletto

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a)
há 14 anos Terça-Feira | 27 outubro 2009 | 15:47

"Por adquirir personalidade jurídica a SPE possui CNPJ próprio e deve atender a todas as obrigações tributarias vigentes na legislação Brasileira, podendo ter sua tributação no Lucro Presumido ou Lucro Real. "

Nas três leis citadas acima é possível verificar que a SPE é uma entidade jurídica própria, diferente da SCP que é vinculada a outra pessoa jurídica.

Thiago Grigoletto

Antes de imprimir pense na sua responsabilidade com o MEIO AMBIENTE e o CUSTO!!!
Rafael Luiz Prequé Moura de oliveira

Rafael Luiz Prequé Moura de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 27 outubro 2009 | 15:50

Ok Thiago Grigoletto muito obrigado, mas você tem um modelo desse contrato SPE?

Notificação da Moderação.

Caro, gentileza atentar-se para a regra de numero 21, que transcrevemos para sua leitura.

"21 - Levando em consideração que o Fórum Contábeis é um portal público destinado à troca de informações, não haveria sentido em atender somente uma pessoa por e-mail particular. Nesse sentido, é terminantemente proibida a solicitação, por e-mail, de respostas, arquivos, planilhas ou qualquer outro tipo de ajuda."

Isto posto, evite que suas mensagens sejam editadas ou exluidas, aprecie as regras do forum.

Obrigado

Rafaela Rodrigues da Silva

Rafaela Rodrigues da Silva

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 27 outubro 2009 | 16:05

Ola! Alguem pode me infomar sobre os softwares da microsiga? fui pesquisar no site totvs e li q essa empresa tem softwares para todos os seguimentos. Fiquei sabendo ate q tem softwares especificos para SPE entre outros. por favor ai, help eo aki... rsrsrsr

Cibele Lima

Cibele Lima

Bronze DIVISÃO 5, Não Informado
há 14 anos Terça-Feira | 23 março 2010 | 16:42

Tenho uma empresa q é uma construtora SPE, e que só pode ter uma obra, é possível fazer alguma alteração para que essa empresa possa ter mais de uma obra, ou seja, deixe de ser SPE, de que forma faço isso?

Desde já agradeço a sua atenção

Luciano Scalete

Luciano Scalete

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 16 agosto 2010 | 21:47

Boa noite!

Tambem estou procurando um modelo para esse tipo de sociedade, so que não acho, se alguem tiver um modelo favor publicar aqui no Forum.

Obrigado

WELLMA

Wellma

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 21 março 2012 | 09:00

ola
bom dia!

alguem pode me ajudar,
estou precisando de um modelo de contrato de sociedade anonima
me ajudem por favor, nao tenho nem ideia de como seria as clausulas.

obrigada

wellma
assistente contabil

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.