Roberto Francisco Daniel Neto
Bronze DIVISÃO 4 , Professor(a)Prezados(as) colegas,
Estou abrindo uma Empresa Júnior dentro da Faculdade onde trabalho. Porém, não sei se preciso realizar a escrituração dos fatos administrativos nos Livros contábeis tais como Diário, Razão, Caixa, enfim, executando os lançamentos que o comércio em geral o faz. Ouvi dizer que para Associações Sem fins Lucrativos, basta a escrituração no Livro Caixa. Isto é correto?
Outro fato que também temos dúvidas, é quanto aos Demonstrativos. No comércio temos o Balanço Patrimonial, e na Associação - Empresa Júnior - é o Balanço Social?
Quanto ao lançamento da abertura, observando que já usamos algumas verbas da Faculdade para pagamento de taxas nos orgãos competentes; como faria para transferir estes lançamentos para a Empresa Júnior e como fica o lançamento, ou seja, qual Conta tenho que Debitar e qual Conta tenho que Creditar?
Já consegui muitos esclarecimentos neste Fórum. É sem dúvida o melhor.
Desde já, antecipo meus agradecimentos pela atenção dispensada novamente para atender nossos projetos desenvolvidos com nossos alunos e com a comunidade na constituição da nossa Empresa Júnior.
Obrigado!