x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 480

Passo a passo abertura de uma empresa

Vilson Alves

Vilson Alves

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Sábado | 18 agosto 2018 | 15:27

Boa Tarde, a Todos!
Caros colegas,
Estou iniciando em meu escritório de contabilidade. Até o momento tenho 2 clientes, que vieram do outros escritórios. Porém, agora, surgiu outro cliente, mas este em início de atividade. Trata-se de um transportador (coleta leite em fazendas e transporta até a empresa produtora). Será uma Micro Empresa. O que eu preciso dos colegas a mais tempo na profissão, são duas orientações: 1-) Existe um passo a passo que contemple todas as fases da abertura de uma empresa; 2-) teriam um modelo de contrato social para a empresa acima citada (será um único proprietário, ou seja, sem sócio)??
Favor me auxiliarem.
Desde já muito obrigado!!
Vilson Alves

Asafe Gutemberg da Silva

Asafe Gutemberg da Silva

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 22 agosto 2018 | 13:13

Boa tarde Vilson.

Não há um passo a passo fiel para abertura de empresas, visto que cada estado tem seus critérios.

A legislação é para todos, então há coisas que são padronizadas: Geralmente a abertura consiste:

1- Verificar na Prefeitura se há algum impedimento de funcionamento da atividade no local;

2- Como vai ser somente um titular e não sociedade, tem que ser definido o tipo de empresa: Empresário individual, EIRELI etc... cada tipo jurídico haverá sua particularidade. A partir dessa escolha terá que ver a possibilidade de reservar o nome da empresa na Junta ou na prefeitura;

3- Realizar o cadastro sincronizado;

4- Pagar as taxas, levar a protocolo na Junta;

5- Emitir alvará..

Enfim, não da para lhe passar um passo a passo fiel. Talvez um contador de sua região poderá lhe orientar de forma melhor.

Qualquer coisa me chama no Whatsapp que eu te ajudo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade