x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 2.495

Unificação de CNPJ

Eduardo dos santos

Eduardo dos Santos

Bronze DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 20 agosto 2018 | 15:35

Boa tarde!

Tenho duas filais abertas de uma mesma empresa, situadas na mesma rua, um prédio de frente para o outro interligados através de uma passagem subterrânea. Ambos os estabelecimentos possuem CNPJ´s diferentes e endereços diferentes até porque um lado da rua a numeração é par e do outro ímpar. Eu consigo unificar as duas empresas em um único CNPJ?

Alguém sabe onde consigo a legislação a respeito?

Luan Carlos Haendchen

Luan Carlos Haendchen

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 21 agosto 2018 | 09:44

Bom Eduardo,

Acho que a pergunta correta é: A prefeitura considera esses dois prédios um único imóvel, com um único número?

Acredito que se a prefeitura aceitar tal situação e unificar os imóveis em um único IPTU não tem porque não unificar toda a atividade em um único CNPJ. Agora unificar dois CNPJs sendo que são filiais nunca vi. Creio que o ideal seria baixar uma das filiais e todo ativo e passivo serem absorvidos pela remanescente. Friso que antes de pensar em fazer tal processo precisasse averiguar viabilidade com a prefeitura.

Luan Carlos Haendchen
Analista Societário
Bacharel em Ciências Contábeis

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade