x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 897

Transformação de Empresa individual em Socidade

VICTOR HUGO

Victor Hugo

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 15 anos Domingo | 1 novembro 2009 | 16:11

Boa Tarde!

Estou fazendo uma alteração de empresa individual x sociedade. A duvida é:
Serao incluso 2 socios.
E na mesma alteração a pessoa que representa o empresário deixará a sociedade transferindo todas as quotas para um dos socios.
Pergunto:
Será que a Junta Comercial aceitará logo na Transformação o Empresário deixar a sociedade ou terá que fazer uma outra alteração futura para tal procedimento?

grato!

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 4 novembro 2009 | 15:12

Boa tarde Victor Hugo!

Será que a Junta Comercial aceitará logo na Transformação o Empresário deixar a sociedade ou terá que fazer uma outra alteração futura para tal procedimento?

Logo de imediato, na transformação, você não pode fazer a exclusão do sócio que era o Empresário Individal.

Eu tive um caso semelhante à este seu e, ao consultar na Junta Comercial, tive a informação de que, somente foi permitido pela lei este processo de transformação para que o Empresário Individual possa fomentar o seu negócio, admitindo novos sócios capazes de investir em sua empresa.
Nesta linha de raciocínio, não faz sentido o Empresário admitir novos sócios e retirar-se da sociedade.

O ideal é você fazer o processo de transformação, admitindo novos sócios e, depois de algum tempo (por exemplo, depois de 02 ou 03 meses), fazer a retirada do sócio que era o antigo Empresário Individual.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade