x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 328

Dúvidas sobre a abertura de uma empresa de consultoria empresarial

Anderson Maranguelli

Anderson Maranguelli

Iniciante DIVISÃO 4
há 6 anos Sábado | 25 agosto 2018 | 09:52

Saudações senhores(as)!

Quero por gentileza que sanem algumas dúvidas minha e de meu futuro sócio.

Estamos fazendo um planejamento de abrir uma consultoria em consultoria empresarial, voltada para a área financeira e estratégica de empresas, nossas dúvida são as seguintes:
Posso utilizar o CNAE 7020-4/00 para me enquadrar no simples nacional?
Quais impostos irei pagar mensalmente?
Preciso contratar um contator, ou nós mesmo por meio de pesquisas e nosso próprio conhecimento conseguimos apurar e pagarmos sozinhos?

Desde já agradeço a atenção!
Obrigado!

Katia G

Katia G

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 6 anos Sábado | 25 agosto 2018 | 13:13

Olá Anderson, boa tarde.

Para a atividade de consultoria é permitida a opção pelo Simples Nacional, cuja alíquota mínima é de 15,5%, porém há a possibilidade de utilização do anexo III desde que o valor da folha de pagamento (salários, pró-labore, autônomos) seja superior ao fator de 28% em relação ao faturamento.

Em relação a necessidade da contratação de um contador, informo que sim, somente a modalidade de empresa MEI (MIcro empreendedor individual) é dispensada de contabilidade.

Espero ter auxiliado, mas reitero que é essencial a contratação de uma assessoria contábil, tanto para cumprir as obrigações fiscais como para realização do escrituração contábil e elaboração do Balanço, de acordo com o artigo 1159 do código civil.

Katia Gomes
Empresária - Contadora

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade