x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 3.163

Ganho de Capital do sócios na venda de uma empresa

ANDERSON T. CARVALHO

Anderson T. Carvalho

Bronze DIVISÃO 4 , Sócio(a) Proprietário
há 16 anos Quarta-Feira | 4 novembro 2009 | 17:39

Olá amigos,

Tenho a seguinte situação que me parece um pouco cabeluda:

Fulano tem uma empresa (único proprietário) que tem em seu P&L o valor de R$ 100.000,00. Vamos supor que essa empresa será vendida da seguinte forma:

Aquisição da empresa por si própria: R$ 120.000,00
Pagamento de royaltes por 2 anos sobre as Vendas: R$ 10.000,00 por mês, totalizando R$ 240.000,00.

Minhas dúvidas: A diferença entre o P&L e o valor de aquisição (R$ 20.000,00) é uma receita tributável para o sócio ou um ganho de Capital? Se for ganho de Capital, qual o imposto?

E sobre os royaltes? Qual será a forma de receita considerada pelo antigo proprietário?

Desde já, obrigado pela ajuda!

Roberto S. pinto

Roberto S. Pinto

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 6 novembro 2009 | 11:56

Anderson,

trata-se de um ganho de capital tributado a 15%, observando queFica isento do imposto de renda o ganho de capital auferido na alienação de bens e direitos de pequeno valor, cujo preço unitário de alienação, no mês em que esta se realizar, seja igual ou inferior a:

I - R$ 20.000,00 (vinte mil reais), no caso de alienação de ações negociadas no mercado de balcão;

II - R$ 35.000,00 (trinta e cinco mil reais), nos demais casos.

Quanto a questão dos royaltes não entendi: você disse que a empresa paga. Se paga, não é uma receita e sim um custo.
e se for o inverso, uma receita realmente, não é do proprietario e sim da empresa. O proprietaria ficaria com a distribuição de lucros, caso houvesse. Não se pode misturar pessoa fisica da juridica

att

Roberto

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies