x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 1.060

Alteração do Capital Social

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 23 novembro 2009 | 16:41

Boa tarde Elen Saraiva!

Em primeiro lugar gostaria de lhe dar as Boas Vindas em nome de todos aqui do Fórum.
É um prazer tê-la aqui e espero que goste do nosso Fórum, aprenda muito e nos ajude ainda mais.

Em relação à sua dúvida, a alteração do capital social se fará necessária se a empresa necessitar de mais investimentos, sendo a origem destes provinda de seus sócios, ou uma redução pronvinda da retirada de um dos sócios, por exemplo.

Esta alteração do capital social será feita mediante registro de uma alteração do Contrato Social da empresa.
Para mais detalhes sobre este assunto, faça uma pesquisa no Banco de Dados do Fórum Oculto964%3A18hu4kk47ep&q=altera%E7%E3o+do+capital+social" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">clicando aqui.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Elen Saraiva

Elen Saraiva

Iniciante DIVISÃO 3 , Gerente Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 23 novembro 2009 | 17:28

Obrigada pela recepção e pela atenção Wilson!

Em relação ao assunto em questão.
A empresa tem 2 sócios e não tem reserva de lucro, então posso aumentar o Capital Social pelo investimento dos sócios na empresa?
Ex: se cada sócio investir R$ 25.000,00 ela passará a ter um capital de R$ 150.000,00.
Se estiver correto como ficará meus lançamentos contábeis???

Moderador

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 23 novembro 2009 | 17:54

Elen Saraiva,

Os lançamentos contábeis da alteração do contrato social irão depender da forma em que esta foi integralizada: Em moeda corrente ("dinheiro vivo"), carro, imóvel, máquinas, etc.

Digamos que este aumento de R$ 50.000,00 seja integralizado em moeda corrente. Desta forma, a contabilização será:

D - Capital Social (PL)
C - Caixa ou Banco conta movimento (AC)

Nota:
AC - Ativo Circulante
PC - Passivo Circulante

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade