x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 8.687

Distrato Social com conversão monetária

Miria de sa

Miria de Sa

Iniciante DIVISÃO 5 , Auxiliar Escritório
há 15 anos Terça-Feira | 24 novembro 2009 | 09:07

Bom dia!

Preciso redigir um distrato social, porém o contrato original é de 1986 onde o capital social equivale a cz$ 20.000,00, para efetuar o distrato fiz a conversão da moeda , deu um valor de 8,00 arredondado. Minha dúvida é como redigir o contrato, fico insegura com relaçao aos termos que devo usar já que pesquisei no forum e nada encontrei que pudesse me ajudar, poderia ser :
Clausula... O capital social da empresa que era de CZ$ ..... em virtude das conversões monetárias passa a ser de R$....,divididos entre o sócio ....e...... na proporcionalidade da participaçao de cada um na constituiçao do mesmo.

desde ja agradeço!

Jacyara Alves da Silva

Jacyara Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 15 anos Domingo | 17 janeiro 2010 | 19:23

Um capital de Cz$ 20.000,00 quando convertido para o atual padrão monetário, fica completamente sem expressão monetária e é como deve ser tratado no Distrato Social. Na cláusula de reembolso aos sócios, textualiza-se a situação, ou seja, "O capital da sociedade que era representado pela importância de (cruzados), face às sucessivas conversões da moeda promovidas pelo Gov. Fed. está, atualmente, sem qualquer expressão monetária, não restando portanto, qualquer valor a ser reembolsado aos sócios..."
Sugiro uma consulta prévia na Junta Comercial do seu Estado sobre a redação sugerida, pois a Lei que regulamenta a conversao das moedas anteriores para a atual, expressa que nenhum valor, qdº equiparado (convertido) poderá ser inferior ao menor valor da moeda, ou seja, R$ 0,01 (um centavo de real). Como fica impossível "dividir" esse valor à título de reembolsar os sócios, a maioria das Juntas aceitam o Distrato com capital "sem expressão monetária"
Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade