x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 3.119

PJ - Locação de Imóveis Próprios

KEILA REJANE ROCHA ROSAL

Keila Rejane Rocha Rosal

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 26 novembro 2009 | 11:52

Tenho um cliente Pessoa Física que aluga imóveis próprios, comerciais e residenciais, e quer saber se é vantagem abrir uma empresa, pois, na locação de PF para PJ a locatária retem o IRRF e nem sempre dá para restituir na declaração anual. Por isso, preciso fazer a comparação entre a tributação da PJ e da PF.

Existe também a idéia de criar uma construtora para construção de imóveis em terrenos próprios, para venda futura e também para locação.

Então, a empresa teriam as atividades acima e ainda, saber se poderia optar pelo Simples Nacional.

Alguém pode me ajudar?

Keil@Rejane
Cristiane

Cristiane

Bronze DIVISÃO 1 , Advogado(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 15 julho 2010 | 15:33

Meus pais também alugam imóveis próprios e eu estava pensando em fazer a mesma coisa para eles.

Optar pelo Simples é certo que não pode, isso inclusive já foi perguntado e respondido aqui

Se alguém puder dar uma dica sobre a tributação, eu também agradeceria, pois sou advogada, mas minha área é a criminal... ou seja, é bem diferente...

João Freitas

João Freitas

Prata DIVISÃO 3 , Tecnólogo
há 14 anos Sexta-Feira | 23 julho 2010 | 10:21

Aproveitando o topico: Pode ser empresário individual?
Com relação as declarações mensais e anuais, alem das DACONS e DCTF´S da vida, teria tambem o DIMOB?

JS-Brasil Consultoria Contábil
"Fazendo a conta certa"
Cristiane

Cristiane

Bronze DIVISÃO 1 , Advogado(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 28 julho 2010 | 15:07

João, tem DIMOB sim.

As declarações que eles apresentam são: Dacon e DCTF, DIPJ, DIMOB, e também a DIRF (porque há retenção de imposto sobre a comissão paga à imobiliária).

Meus pais têm uma empresa que aluga imóveis próprios, mas também possuem alguns imóveis em nome deles (pessoas físicas). Eles estão querendo fechar a empresa, mas ainda tenho dúvidas de que seja um bom negócio alugar tudo como pessoa física.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade