x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 8

acessos 5.247

Alteração Contratual Sócios menores

Natalya

Natalya

Bronze DIVISÃO 5
há 5 anos Segunda-Feira | 1 abril 2019 | 14:35

Olá,

Tenho duvidas perante a inclusão de sócios menor de 14 anos no contrato, sei que são os pais que representam e somente 1 deles é sócio da empresa atualmente, alguém tem o modelo de contrato de como eu mencionou essa parte na consolidação como colocar o pai e mãe representante?

Dei entrada 2 vezes na junta comercial e está dando exigência por entenderem que o pai está entrando na sociedade, porém é somente a sócia menor e só a mãe já é sócia da empresa. Que no caso ficaria mãe e filha como sócios e mãe e pai representantes.

Desde já agradeço.

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 2 abril 2019 | 08:48

Natalya, bom dia

Segue como costumo utilizar:

"NOME DO SÓCIO MENOR
, [qualificação completa], neste ato representado por seu pai, NOME DO PAI, [qualificação completa], e por sua mãe, NOME DA MAE, já qualificada neste preâmbulo."

Adequar texto acima conforme o caso e ao final, nas assinaturas, teriam dois campos de assinatura, com NOME DO SÓCIO MENOR, embaixo "Representado por seu pai: NOME DO PAI" e o pai assina, e outro campo NOME DO SÓCIO MENOR, embaixo "Representado por sua mãe: NOME DA MÃE" e a mãe assina.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
Natalya

Natalya

Bronze DIVISÃO 5
há 5 anos Terça-Feira | 2 abril 2019 | 10:10

Olá Fernando,

Obrigada por me ajudar!

Só mais uma dúvida.
Esse texto entra como clausula?

''constituem uma sociedade empresária limitada, mediante as seguintes cláusulas'' coloquei esse trecho após mencionar as 2 sócias juntamente com o pai representante, por esse motivo deu a exigência, por eles entenderem que o pai está entrando como sócio.



Att,

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 5 abril 2019 | 11:39

Boa tarde, Natalya

Vamos lá, o texto que informei que deve utilizar deve sim entrar como cláusula. Porém, lá em cima, no preâmbulo deverão estar os sócios atuais e ai sim segui o texto: "Únicos sócios componentes da sociedade limitada que gira nesta praça sob a denominação social de [qualificação completa da empresa - texto padrão], na melhor forma do direito, resolve alterar oreferido contrato social tendo em vista os seguintes fatos:"

Agora sim você entra com a cláusula primeira, admite a sócia menor nas condições que te orientei e na cláusula segunda você dispõe sobre a distribuição das quotas conforme acordado entre os sócios. A cláusula terceira deverá constar o quadro de distribuição de quotas. Feito isso, consolide o contrato social.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
Marcelo Moreira

Marcelo Moreira

Prata DIVISÃO 2, Analista Tributos
há 3 anos Segunda-Feira | 4 maio 2020 | 11:26

Bom dia

Prezados, tenho um caso que apresenta uma situação inversa:

Quando da constituição da empresa, uma sócia, então menor, compôs o quadro societário assistida por sua mãe.
Agora, passados alguns anos, esta sócia já possui maioridade e a empresa requer a baixa.

Neste caso, devo arquivar, antes da baixa, uma alteração constando que a sócia não será mais assistida pela mãe? Ou uma vez que conste sua qualificação e data de nascimento, fica implícito que já possui plena capacidade para assinar o Distrato? o processo se dará na Junta Comercial do Paraná.

Marcelo Moreira
Analista Tributário
M11 Assessoria

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.