x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 7

acessos 1.741

Transformação de Sociedade Limitada em Sociedade Anônima

Marcelo Machado

Marcelo Machado

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 12 abril 2019 | 16:12

Prezados colegas,

Estou realizando a transformação de sociedade empresária limitada para Sociedade Anônima, com o seguinte cenário:

A.SOCIEDADE EMPRESÁRIA LIMITADA:
A sociedade realizará no ato de transformação a alteração de nome empresarial, alteração de endereço, alteração de objeto social e alteração de capital social;
A sociedade possui 5 sócios no seu QSA.

B.SOCIEDADE ANÔNIMA(CAPITAL FECHADO):
A Sociedade anônima será composta por uma diretoria de 2 membros, sendo eles o Presidente e um diretor sem cargo específico,
B. Os 3 sócios restantes, sociedade limitada, serão acionistas.

Dúvida:

Realizei o primeiro DBE informando Presidente e Diretor no QSA (EVENTO: ENTRADA DE SÓCIO/ADMINISTRADOR). O memso foi indeferido alegando que o cargo dos 3 sócios da limitada é divergente da natureza jurídica. Saliento que não mencionei este sócios no QSA do DBE, pois serão apenas acionistas sem cargo algum e não possuem poderes de administrador.

A única opção que restou, para os acionistas, foi transmitir o DBE solicitando a exclusão dos "SÓCIOS". Está correto este procedimento.

Fiquei em dúvida pois no ato de transformação não menciono nada a respeito.

Entendo que a S.A. não possui sócios e sim acionistas.

É necessário mencionar a movimentação no ato, informando que se trata apenas de um movimento para ajuste no Quadro de sócios do CNPJ?

Existe outra forma de se fazer isso?

Algum colega, já fez este processo? 

Atenciosamente
Marcelo Machado 

Atenciosamente
Marcelo Machado
55 51 995650398
JESSICA DA CRUZ ALVES

Jessica da Cruz Alves

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 4 anos Quinta-Feira | 5 março 2020 | 15:28

Olá.

Preciso de uma super ajuda de quem tem experiência com esse tipo de transformação, por que vou precisar fazer uma Transformação de LTDA em S.A. de capital fechado, e não faço ideia de por onde começar, nem onde deve ser registrado.

Preciso apenas de uma direção, um passo a passo dizendo quais documentos precisa, quais os tipos de contrato que devem ser feitos, onde deve ser registrado, por onde começar, etc...

Help!

Jessica da Cruz Alves
JESSICA DA CRUZ ALVES

Jessica da Cruz Alves

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 3 anos Sexta-Feira | 5 junho 2020 | 15:39

Demos entrada na JUCESP dia 27/05, deu exigência hoje, porém, ainda não sabemos qual a exigência por que preciso agendar para retirar o processo.

Mas fiz com o básico de informações que encontrei na internet.

Quando der certo (espero que isso aconteça) eu posto aqui o passo a passo desse processo que fiz.

Jessica da Cruz Alves
Diego Oliveira Melo

Diego Oliveira Melo

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 3 anos Sexta-Feira | 5 junho 2020 | 16:33

Boa tarde, 

Final do ano passado fiz uma Transformação de EIREILI para S.A, só tive uma exigência que foi uma falha minha (errei nas soma das ações rs). Acho que de LTDA para S.A. pode ser o mesmo procedimento, exceto a Capa da JUCESP pois não sei se no VRE tem a opção de Transformar LTDA para S.A., de EIRELI para S.A. não tem então tive que usar a capa Marrom. 

Usei como modelo esta empresa abaixo:

https://www.jucesponline.sp.gov.br/VisualizaTicket.aspx?sc=IJTVrjtUgLTyim8N1DzaYOyH%2fwA8xA7XaJrv2cmp3VOHkGdsYVymZBXeEm0flGZ7
   

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.