x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 6

acessos 243

Transformar Sociedade Empresária em Empresário Individual

mirela malavazi

Mirela Malavazi

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Administrativo
há 6 anos Segunda-Feira | 22 abril 2019 | 15:37

Boa Tarde!

Gostaria de saber como proceder na seguinte questão:

- Sociedade Empresária com Somente 1 sócio (Dentro do Prazo permitido de Unipessoal) > Transformar em Empresário Individual

É possível efetuar a saída do sócio que consta na Sociedade e admitir um novo em seu lugar, e ao mesmo tempo Transformar em Empresário Individual?

Estou na dúvida de como proceder, pois só encontrei modelo de Transformação com o sócio que já consta na sociedade.

Desde já agradeço!

Mirela

ContRegular

Contregular

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 22 abril 2019 | 16:23

Boa tarde Mirela.

Não é possível, você precisa colocar no QSA da empresa o futuro empresário, voltar na modalidade UNIPESSOAL e com isso seguir com a transformação de LTDA em Empresário Individual.

Ótima semana de trabalho.

Giuliano Silva
Cel:. Oculto

ContRegular
Assessoria Contábil

[email protected]

Contabilidade com preço justo e responsabilidade.
mirela malavazi

Mirela Malavazi

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Administrativo
há 6 anos Terça-Feira | 23 abril 2019 | 08:56

Bom Dia, Giuliano!

Muito obrigada pela resposta.

Então, como ela está Unipessoal e o sócio que está na empresa não ficará, é preciso efetuar alteração com a saída do sócio atual e colocando novo sócio o que ficará na empresa, e somente posterior que consigo transformá-la em Empresário Individual, correto?

É que tenho dúvida agora se admite um novo sócio e finaliza a alteração, para posterior efetuar a saída do outro sócio e após somente finalizar essa alteração (ela voltando à situação de Unipessoal) conseguimos transformá-la.. .

Desde já agradeço!

Mirela

ContRegular

Contregular

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 23 abril 2019 | 09:06

Então Mirela, o primeiro passo é tirar a empresa da Unipessoalidade, ou seja, tem que admitir o novo sócio primeiro.

Registrado esse contrato, você entra com a retirada do sócio que não vai ficar, e a mesma vai ficar Unipessoal novamente.

Só agora você entra com a Constituição por Transformação de tipo jurídico.

Ou seja, será necessário registrar 3 alterações.

Ótima semana de trabalho.

Giuliano Silva
Cel:. Oculto

ContRegular
Assessoria Contábil

[email protected]

Contabilidade com preço justo e responsabilidade.
laudemir salustiano silva

Laudemir Salustiano Silva

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 1 maio 2019 | 18:55

Boa noite, Prezados!  Retirando o sócio de uma ltda e para transformá- la em empresário individual, tem que esperar o prazo de 180 dias? E o sócio remanescente não pode ser sócio em outra ltda? 

ContRegular

Contregular

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 2 maio 2019 | 07:21

Bom dia Sr. Laudemir Salustiano Silva.

Não é necessário esperar os 180 dias, é importante finalizar a transformação dentro do prazo já que a empresa pode ser excluída do Simples Nacional.

O sócio pode ter outra LTDA.

Giuliano Silva
Cel:. Oculto

ContRegular
Assessoria Contábil

[email protected]

Contabilidade com preço justo e responsabilidade.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade