x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 1.013

Alteração CNAE do MEI

Aline

Aline

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente
há 5 anos Sexta-Feira | 26 abril 2019 | 00:07

OI Pessoal
Estou tentando adicionar alguns CNAE secundários em uma MEI. . já fiz todo o processo pelo Portal do Empreendedor.

Lí em alguns tópicos por aqui, que agora o próximo passo, seria levar o DECAM + Requerimento e o CCMEI atualizados e preenchidos na Prefeitura local.. Certo?

Mas não encontro esses formulários no site da Prefeitura (Capivari -SP), entrei em sites de algumas Prefeituras de outra cidade, e consegui encontrar tais formulários daquela região, mas da Prefeitura que preciso, não encontro. O que devo fazer? 
Outra questão, é que pelo que entendi, um deles tem que ser preenchido e assinado por um contador. .. É isso mesmo?


Desde  já Agradeço!!!!!!!



Aline Almeida

Verissimo Lomba Oliveira

Verissimo Lomba Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 4 anos Quinta-Feira | 2 maio 2019 | 14:22

Boa tarde!
Tenho uma amiga que tem um MEI com o CNAE 97.00.5-00 Serviços Domésticos. Ela quer incluir o CNAE 56.11.2-02 Bares e outros estabelecimentos espec. em servir bebidas. Pode ser incluso sem problemas? Se sim, terá que emitir novos DAS dai pra frente com os novos valores?

Verissimo Lomba

"Aqui se aprende muito mais"
Priscila Bortoleto

Priscila Bortoleto

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 2 maio 2019 | 15:03

Aline no seu caso, você ja tinha inscrição municipal deste MEI abert? Se vc ja tem, você precisa entrar em contato com a Prefeitura de Capivari e explicar que vc quer fazer uma alteração em sua inscrição municipal (alterar a mesma que você ja tem) caso vc não tenha tem que abrir uma nova inscrição ja com os dados corretos (atuais)... eles vão te orientar quais os formulários.
Frise que a empresa é MEI que provavelmente não vai pedir assinatura de contador.
Cada Prefeitura tem um tipo de formulário e um prazo diferente. Então tem que verificar em cada prefeitura mesmo ok. Se a empresa é de Capivari, terá que falar apenas com a de Capivari e não de outras cidades ok

Verissimo, no seu caso, essa pessoa realmente terá um bar aberto? realmente será um estabelecimento? 
Estou te perguntando pois as vezes as pessoas incluiem essas atividades e depois não conseguem alvará.
No MEI ela não encontrará problemas para acrescentar no Portal do empreendedor, CNPJ e Posto Fiscal pois vc mesmo que acrescenta e não haverá teoricamente nenhuma fiscalização nesse sentido.
O problema é quando vc chegar na Prefeitura da cidade para pedir a inscrição e o alvará de licença e funcionamento.
Antes de tudo, verifique na prefeitura da cidade se vc pode instalar um bar naquele local se a planta do imóvel está ok, se tem alvará de bombeiro.... para que vc não tenha problemas la na frente. O ideal é preparar tudo para depois acrescentar a atividade ok...
Sobre as guias do MEI vc não precisará puxar novas guias pois se tiver algum valor a acrescentar a receita vai acrescentar apenas no ano que vem...Exemplo se eu era comercio e no meio do ano acrescentei uma atividade de serviço vou pagar a guia como comercio até o fim desse ano e acrescentarão os 5,00 do serviço apenas em janeiro de 2020 entendeu?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.