x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 126

baixa em empresa inata com dívida

Adriana Correia

Adriana Correia

Iniciante DIVISÃO 5
há 6 anos Sexta-Feira | 26 abril 2019 | 17:03

Boa tarde,

Gostaria de saber se é possível retirar o nome de um CNPJ que está INAPTO por omissão de declarações?  A empresa é antiga(2002) e não tem mais movimento há anos, porém tem dívidas...Aliás, este CNPJ pode ser encerrado ou transferido pra outra pessoa?

Usuario Novo
Moacir Guedes de Oliveira

Moacir Guedes de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4 , Gerente Administrativo Financeiro
há 6 anos Sexta-Feira | 26 abril 2019 | 21:04

Adriana,como percebi que ninguém até o momento respondeu-lhe, tomo a liberdade de relatar-lhe situação semelhante que passei. Devido ao tempo de inatividade,uma empresa foi extinta administrativamente na Junta comercial. Imaginei que, por conta disso, seria apenas necessário fazer uma DBE com evento de baixa. E assim procedi. Porém, o retorno foi que a receita havia detectado uma tentativa de baixa ilegal de uma empresa com dividas, que a evolução desse tramite poderia acarretar consequencias legais. Imediatamente, cancelei a DBE e o processo iniciado na junta comercial. Nesta situação,pedia a reativação da empresa na junta comercial,  retirei um sócio, e fiz negociação dos débitos para o sócio remanescente. No seu caso, como esta inapto o cnpj, a solução será transmitir as declarações, e efetuar apos as alterações, independente das dividas. Obvio que o socio que permanecer assumira tanto os direitos quanto as obrigacões. 

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 6 anos Sábado | 27 abril 2019 | 04:57

Adriana
A resposta do nosso colega Moacir, não poderia ser mais perfeita, siga os passos dele, pois são perfeitos, Dento da legalidade, no caso dele foi emitido o alerta de FRAUDE e ele cancelou o DBE, O sistema emite isso , mas ha casos dependendo do montante da divida e outros fatores já em apuração na SRF, em que o solicitante e intimado a comparecer para esclarecimentos, e dependendo  do caso e instalado inquérito no ato e a situação se complica realmente,  para todos os envolvidos, e que constarem do instrumento de alteração e/ou baixa, ate as testemunhas são arrolados, no ROLO, que se segue. Todo cuidado e pouco nesses casos. Boa sorte, e não entre em rolo nenhum, siga as orientações do Moacir.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade