x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 2.957

Preciso criar uma MEI mas não sei aonde ela se enquadra

Mariana Lisbôa Thomé

Mariana Lisbôa Thomé

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 4 anos Quinta-Feira | 2 maio 2019 | 18:21

Boa noite.

Necessito criar uma MEI para um negócio novo que irei criar. Consiste na compra de café torrado. Após isso irei moer, embalar e vender o mesmo. A ideia é vender para cliente final e para empresas (comércios) também.

No futuro pretendo criar um e-commerce e talvez torrar o café.

Em qual atividade eu me enquadro? Pensei em COMERCIANTE DE PRODUTOS NATURAIS INDEPENDENTE.

Obrigada!

Att,

Mariana.

EDVALDO JOSÉ FERREIRA

Edvaldo José Ferreira

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 3 maio 2019 | 07:23

Bom dia Mariana,

Para a atividade que você pretende desenvolver recomendo que utilize os seguintes CNAE's:

CNAE principal "4729-6/99 Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios não especificados anteriormente" que na lista de atividades permitidas ao MEI consta como COMERCIANTE DE PRODUTOS NATURAIS INDEPENDENTE

CNAE secundário "1069-4/00 Moagem e fabricação de produtos de origem vegetal não especificados anteriormente" que na lista de atividades permitidas ao MEI consta como MOENDEIRO(A) INDEPENDENTE

Dessa forma você estará abarcando as duas atividades do seu negócio da forma mais correta possível. 

Bacharel em Ciências Contábeis (2014)| MBA em Finanças pela Universidade Estácio de Sá (2015)|
Contador no Escritório Novo Mercantil de Contabilidade, em Ourinhos (SP)| Articulista em Dicas do Contador
Lucas Minosso Reis

Lucas Minosso Reis

Iniciante DIVISÃO 3, Micro-Empresário
há 3 anos Quinta-Feira | 6 agosto 2020 | 15:21

Olá, estou na mesma situação da amiga da pergunta, porém no meu caso farei apenas via e commerce.
Vou comprar o café já torrado, chegando aqui só vou moer e vender na minha embalagem.

Posso manter os mesmos CNAES?

Nas atividades de moendeiro não encontrei nada relacionado ao café e fiquei com medo de dar conflito com o CNAE (1081-3/02) que este sim não pode ser MEI.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.