x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 290

Registro de Sociedade Individual de Advocacia

Tatiana Oliveira

Tatiana Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Autônomo(a)
há 4 anos Terça-Feira | 7 maio 2019 | 14:52

Boa tarde colegas,

Li muito a respeito no fórum, mas não encontrei resposta satisfatória, quanto à dúvida que tenho no momento.

Estou abrindo uma Sociedade Individual de Advocacia. 
Já fiz o Ato Constitutivo, e o registro na OAB está OK.

DBE também está pronto, natureza jurídica 232-1, data do evento (a data do registro do ato na OAB). 

Minha dúvida é: qual o próximo passo?

Alguns dizem que é Registro na Receita, que documento levar? 

Outros dizem que tem que passar pela Jucesp... Mas nem a Jucesp sabe dar explicações.... Se algué puder ajudar, agradeço.

Tatiana

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Domingo | 12 maio 2019 | 08:26

 Tatiana
A resposta a suas duvidas e;
1- Deveria ter procurado um contador, para fazer a legalização para você, porem você pode também fazer ate um certo ponto, economiza uns tico-tico, porem o risco de errar alguns dos passos e grande, e consequentemente os prejuízos advindos. Porem vamos ao que lhe aflige no momento;
a - Registro na SRF, e o procedimento do DBE, mas esse procedimento não e simples, pelo contrario e complexo, pois no seu caso, voce tem a possibilidade de se inscrever no Simples, e nesse momento tem que passar informações no DBE.
b- Nao e feito registro na JUCESP e sim no CRPJ de sua juridição, a não ser que fosse ser um grande escritorio, com porte empresarial, o que não e seu caso, no presente momento.
2 Voltando a sardinha para a brasa do contador, procure um, para completar sua legalização, pois sairá mais barato e rápido, pois tem passos ainda a seguir, apos esses dois, mas somente ele e capaz de fazer os mesmos com segurança.Citarei alguns, mas independente disso você precisa de um contador mesmo para dar prosseguimento a  operacionalidade da empresa, essa e uma exigência legal. Passos que terá que fazer, Inscrição no Simples, Cadastro no e. Social, cadastro na conectividade social, certificado digital, alvará, Nota Fiscal Eletrônica, e por ai vai, dependendo do Município. Siga um conselho de um Contador e advogado, Contrate um contador, antes que o mingau  embole.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Tatiana Oliveira

Tatiana Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Autônomo(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 13 maio 2019 | 13:52

Olá Manoel, boa tarde!

Obrigada pelo retorno.
Entretanto, eu sou contadora.
Mas estou em início com o escritório e é a primeira vez que faço a abertura de uma sociedade individual de advocacia.

Fiz o contrato de acordo com as instruções da OAB, o qual já foi deferido.
Fiz o DBE corretamente (tenho conhecimento de como fazê-lo, optando pela natureza jurídica 232-1, que é a adequada ao tipo de sociedade em questão)

A minha dúvida era se precisava levar esse DBE e o Ato Constitutivo registrado pela OAB à validação da Jucesp ou se poderia ir diretamente à SRF.

Como não tive resposta na velocidade que precisava por aqui, fui até ao posto fiscal da SRF e ali mesmo entreguei a documentação (apenas a cópia autenticada do ato constitutivo + DBE assinado com firma reconhecida).

O processo está sob análise de deferimento. Se deferido, a inscrição de CNPJ estará disponível.

Após a liberação do número de CNPJ, seguem os passos normais de abertura de empresa, nessa ordem:

1. certificado digital
2. viabilidade e licenciamento na Prefeitura de São Paulo, nesse momento, automaticamente, já libera o CCM e a autorização para emissão Nota Fiscal Eletrônica
3. Com o número do CCM, fazer a inscrição no Simples Nacional, e aguardar deferimento

Como disse, só precisava saber a respeito do registro do Ato Constitutivo, se validaria pela Jucesp ou diretamente na SRF.

Agradeço seu tempo em me responder.

Tatiana


MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 14 maio 2019 | 07:58

Por nada colega, minha resposta se prendeu ao fato de julgar que você fosse leiga, desculpe, mas sendo iniciante, e quase a mesma coisa não e, rsrsrsrs. Agiu corretamente se esclarecendo antes, quanto a demora em obter uma resposta, se prende ao fato de você , quando for assim ir direto na duvida, no seu caso, e para futuros casos, o procedimento e o seguinte;
Se o cliente for ser registrado na JUCESP, ou no RCPJ, o DBE vai junto ao instrumento, o despacho sai de uma vez so, No caso da OAB, ela não tem convenio com a SRF provavelmente, e por isso você tem que fazer o procedimento a parte como você fez, existem outras situações assim também, mas vamos esperar ela aparecer. Boa sorte no seu empreendimento, e fique ligada em tudo de nossa profissão, o contador só e bom se for atualizado. Visite nosso site e fique a vontade, em nos pedir ajuda, e sempre um prazer ajudar, pois no inicio de nosso escritório fui muito ajudado por colegas.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Tatiana Oliveira

Tatiana Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Autônomo(a)
há 4 anos Terça-Feira | 14 maio 2019 | 08:12

Bom dia Manoel,

Agradeço novamente: tanto pelas orientações, quanto pelas palavras de apoio e incentivo.
Fez toda a diferença!!!

Excelente dia para você!

Abraços
Tatiana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.