x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 887

Sociedade Unipessoal de Advocacia

Sandra Belotti

Sandra Belotti

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 13 maio 2019 | 10:02

Bom dia!

Estou abrindo uma Sociedade Unipessoal de Advocacia para uma cliente. Já registrada na OAB, já efetuado o DBE, estou de posso do CNPJ e em fase final no Registro na Prefeitura de  Vassouras- RJ.
Agora irei efetuar a Opção no Simples Nacional e surgiu uma dúvida. Regime de Caixa ou Competência?
A principio estava tudo certo na minha cabeça que seria por regime de Caixa. Porém andei lendo um pouco sobre o assunto e fiquei confusa, por exemplo.
O advogado tem um ação desde 2017, que esta em fase final e receberá os honorários agora em mai/19.  Eu iria emitir a Nota Fiscal de Serviço no momento em que ele efetivamente receber o dinheiro. Esse procedimento esta correto? Porque se fosse pelo regime de competência a NF teria que ter sido emitida em 207, por exemplo.

Obrigada.

Sandra

Alan Thurow

Alan Thurow

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 13 maio 2019 | 10:30

Bom dia Sandra, tenho uma dúvida, veja se você pode me ajudar:
Para optar pelo regime do SIMPLES NACIONAL, não é necessário a sociedade estar enquadrada como ME ou EPP?
No preenchimento da DBE de uma sociedade simples pura, no meu caso uma sociedade de advogados, com natureza jurídica 2232, não é possível selecionar a opção ME ou EPP.
Nesse caso, vou conseguir fazer a opção do Simples Nacional? Você chegou a fazer o enquadramento de ME/EPP?

Alan Thurow

Alan Thurow

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 15 maio 2019 | 14:16

Respondendo sua dúvida, sim, só emitiria a nota de serviço quando ele receber pelo mesmo, e faria a tributação por regime de competência.

No seu caso, Sociedade Unipessoal de Advocacia, no DBE foi colocado natureza jurídica 2321, na DBE vc enquadrou como ME ou EPP? 
Caso não tenha feito, conseguiu enquadrar seu cliente no Simples Nacional?
Desculpe poluir o tópico, mas essa dúvida está me assombrando, e nem a minha empresa de consultoria soube me responder.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.