x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 925

Abertura de CNPJ para dentista

LAILMA SALES

Lailma Sales

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 15 maio 2019 | 16:07

Estou atendendo um cliente que trabalha na Prefeitura da cidade e tem um consultório autônomo; Ele quer abrir o CNPJ para poder contratar recepcionista. Minhas dúvidas são:

- Por ser funcionário da prefeitura, ele pode abrir qual tipo de empresa? (MEI sei que não pode) Posso abrir como prestador de serviços Micro Empresa?
- Qual a melhor tributação para ele?

Agradeço a ajuda!

CLAUDINEI DE OLIVEIRA

Claudinei de Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Sócio(a) Proprietário
há 4 anos Quarta-Feira | 15 maio 2019 | 16:52

Boa tarde
1º - Não é necessário abrir um CNPJ para fazer a contratação de um funcionário, você pode fazer o registro de funcionário como PF, sem problema.
2º - Não existe nada que proíbe um funcionário municipal em ter CNPJ, contudo é importante observar se não existe nenhuma Lei Municipal, proibindo, ou até mesmo uma cláusula no contrato de trabalho. 
3º - É importante observar que à uns 5 anos, a Receita Federal está cobrando dos autônomos o INSS sobre o valor declarado no Carnê Leão. Sendo assim a opção por CNPJ está sendo mais viável.
4º Num geral a melhor forma de tributação está sendo o SIMPLES, ainda mais se´conseguir utilizar o fator r.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.