x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 9

acessos 454

ALTERAÇÃO DE SIMPLES SOCIEDADE PARA EIRELI

Manon Sabino

Manon Sabino

Bronze DIVISÃO 5, Aprendiz
há 4 anos Segunda-Feira | 3 junho 2019 | 16:14

Boa tarde,
Tenho uma empresa de prestação de serviço de arquitetura que agora virou Eirele,
Fiz um DBE  junto com a vibialidade pedindo tudo, troca de nove, natureza juridica, endereço, capital... tudo de tudo.
Só que tudo foi menos o nome que continua com com o LTDA no final,
Fiz mais 3 DBE e viabilidades que são deferidos, mas não mudam o nome e só agora que percebi que não aceita o nome porque já consta na receita e quando tento nudar a natureza juridica ele não aceita... qual são os códicos certos que preciso para alterar esse nome.
Obrigada pela ajuda e me perdoe pelos erros, mas esse teclado me odeia.

Manon Sabino

Manon Sabino

Bronze DIVISÃO 5, Aprendiz
há 4 anos Segunda-Feira | 3 junho 2019 | 17:25

Não essa empresa foi feita no cartório e não na junta o nome con
tia Ltda no final é quando tento colocar tanto a receita r nem o cartório aceitam



om o Ltda 

Rafael Verdi

Rafael Verdi

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Jurídico
há 4 anos Terça-Feira | 4 junho 2019 | 09:41

Manon, bom dia!

De forma alguma vão aceitar uma EIRELI no registro civil de pessoas jurídicas.

A EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) somente pode exercer atividade empresarial, não sendo permitida a atividade intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, conforme Art. 966, parágrafo único do Código Civil.

Neste caso, não será possível a transformação para o referido tipo societário.

Com a vinda da MP881/19, foi permitida a modalidade de Sociedade Limitada Unipessoal (Art. 1.052, parágrafo único), ou seja, uma LTDA com apenas 1 sócio, facilitando no futuro o ingresso de outros sócios.

Espero ter ajudado.

Atenciosamente,

Rafael Verdi.

Manon Sabino

Manon Sabino

Bronze DIVISÃO 5, Aprendiz
há 4 anos Terça-Feira | 4 junho 2019 | 10:19

Muito obrigada a todos pelas respostas, mas essa alteração foi feita no cartório em 2015 e o cartório e o outro contador usou os seguintes termos: " Em virtude da retirada dos sócios o sócios remascente delibera a transformçaõ da Sociedade em empresa individual de resonsabilidade limitada na forma da lei"
E em baixo ele da o novo nome "****** arquitetura eireli"
O Cartório do Rio de Janeiro aceitou isso e registrou... mas o que fazer...
Quais os códigos que devo usar para fazer essa unipersoal e trocar o nome?


De forma alguma vão aceitar uma EIRELI no registro civil de pessoas jurídicas. ( o triste é que aceitaram)
Eu não era contadora e peguei essa bomba desde o ano passado e venho arrumando as coisas, mas agora o banco cancelou a conta por a natureza juridica 231-3 e o nome consta ltda.
Me perdoe por não me explicar direito, mas já fui tantas vezes no cartório e na receita e não me dão confiança buaaa

Manon Sabino

Manon Sabino

Bronze DIVISÃO 5, Aprendiz
há 4 anos Terça-Feira | 4 junho 2019 | 11:05

Mais uma vez, obrigada, porém agora é apenas um sócio... olha eu odeio fazer empresa no cartório... nada como junta comercial. .. mas vou tentar obrigada
Tentei fazer como você me pediu, mas eles não aprovam o EIRELI no final do nome.
Aqui tem como eu mandar aquivo?

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 4 junho 2019 | 16:39

Boa tarde,

Rafael, para compreender melhor, para darmos mais amplitude ao debate, qual a base legal para não efetivar registro de EIRELI em Cartório?

Tenho entendimento de que é a natureza da atividade ser ou não empresária que vai definir em qual órgão deverá ser feito registro. Porém, no cartório é possível sim registrar EIRELI, mas não é possível registrar empresa na condição de Empresário Individual (firma individual). Tanto que existe a natureza jurídica EIRELI Simples.

Agora, para transformação em Cartório, entendo que o trâmite deveria ser semelhante ao modelo utilizado pela Junta Comercial, porém, sem usar o termo empresário (desde que seja a realidade dos fatos) e siguindo as particularidades de uma empresa de natureza Simples.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
Manon Sabino

Manon Sabino

Bronze DIVISÃO 5, Aprendiz
há 4 anos Quinta-Feira | 6 junho 2019 | 11:40

Bom dia, e obrigada a todos pelas respostas,
Estou vendo com o cartório o que podemos fazer em relação a mudança de nome já que a receita tirou o corpo dela.
Qualquer resposta eu falo com vocês.
Abraços,
Manon

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.