Paula Moreira
Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)Boa tarde, colegas
O que fazer para inativar a empresa?
Alteração contratual, informando o obito e assinada por herdeiros, para em um segundo momento fazer o distrato social?
respostas 6
acessos 1.256
Paula Moreira
Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)Boa tarde, colegas
O que fazer para inativar a empresa?
Alteração contratual, informando o obito e assinada por herdeiros, para em um segundo momento fazer o distrato social?
Ricardo Romera
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)Dúvida interessante, acompanharei esse tópico. Se solucionar, Paula, por favor, compartilhe conosco.
Fernando H. Buzaneli
Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)Bom dia, Paula
Exatamente. Ao meu ver, terá de ser reaberto o inventário, pois precisa constar no formal de partilha o valor destinado aos herdeiros.
Feito isso, se for o caso, você fará as alterações incluindo os herdeiros e após o registro deste ato é que poderá encerrar a empresa.
Paula Moreira
Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)Grata pela resposta, Fernando
Quero ampliar meu questionamento:
No novo código civil existe a disposição (art. 1.033) que a sociedade se dissolveria legalmente caso a LTDA não conseguisse substituir o sócio falecido em 180 dias.
Como um dos sócios faleceu, e dois anos depois o outro tambem faleceu, sem conseguir substituir o sócio (a empresa estava inativa, esquecida na verdade), não podemos entrar com medida legal solicitando retroativamente essa dissolução?
Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial , Contador(a)Bom dia Paula.
Esta extinção pode ser solicitada por via judicial, pelos herdeiros indicados.
att
Paula Moreira
Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)Obrigada, Paulo
Acho que seria um processo mais simples que reabrir o inventário, fazer alteração contratual, fazer balanço, fazer distrato. Tudo de uma empresa que está inativa desde 2001.
Norma Lucia Nobre
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)Bom dia!
Uma empresa inativa muitos anos, o sócio faleceu e os inventariantes e o advogado quer que faz um balanço para fins do inventário com patrimônio líquido.
Como fazer esse balanço, pois a empresa nunca fez balanço.
Por favor alguém sabe como fazer esse balanço?
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade