x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 7

acessos 42.506

Posso emitir nota de saída sem ter emitido nota de entrada?

Maria Novaes

Maria Novaes

Iniciante DIVISÃO 4, Representante Vendas
há 4 anos Sábado | 8 junho 2019 | 19:34

Não tenho certeza se essa sala é a mais certa para minha dúvida, mas é a minha primeira vez aqui então espero que possam me ajudar.

Minha dúvida é a seguinte: tenho um MEI e uso meu CNPJ para fazer compras em sites como shoptime.com.br, mercadolivre.com.br e americanas.com.br (coisas para ajudar com o serviço e escritório, objetos de decoração, etc...) e esses emitem nota fiscal mas eu não emito nota de entrada(mesmo usando esses equipamentos para serviço - e eu também pretendo revender esses para meus clientes). Minha Pergunta é posso revender produtos que compro nos sites mesmo sem emitir nota fiscal de entrada mas que comprei com cnpj e ainda emitir nota fiscal para meu cliente? Lembrando que eu mantenho todas as notas fiscais de compras feitas com meu cnpj e o extrato do cartão de débito. Eu imagino que eu posso já que compro com meu cnpj e os sites emitem notas para meu cnpj.

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Sábado | 8 junho 2019 | 20:31

Colega
Pode sim fique tranquila, voce tem e que manter o controle   mensal das compras e vendas, bem como ficar ligada no Extrato do Cartao de credito e do extrato Bancário, resumindo , essas informações se cruzam logo se estao cruzando dentro do limite, nada a temer, mesmo porque a emissão de NF, pelo MEI e optativa, mas e bom sempre emitir, mas nao e obrigatória.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Ewerton Schmidt

Ewerton Schmidt

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 11 junho 2019 | 07:14

Maria Novaes, bom dia.

Precisa separar algumas coisas:
(i) Nota de compra é nota de entrada, só que para isso você precisará ter sistema que controla o estoque.
(ii) quem compra só emite nota de entrada de quem está desobrigado pela legislação de emitir nota fiscal, dai quem compra o faz, normalmente Pessoa física, Ferro velho, produtor rural alguns casos...

Espero ter ajudado.

Contador
Founder at Paralegalweb
Cel.:(21) 98240-6844
https://www.paralegalweb.com.br/
Maria Novaes

Maria Novaes

Iniciante DIVISÃO 4, Representante Vendas
há 4 anos Terça-Feira | 11 junho 2019 | 19:56

Ewerton, eu ainda não entendi. Posso revender os produtos só mantendo as notas fiscais que o site me manda e eu tenho um sistema de ERP que emite todas as notas que eu preciso, mas ainda fica a dúvida. A resposta do Manoel esclareceu um pouco mas não muito. Posso revender os produtos que a comprei da Americanas (que me vendeu e emitiu uma nota para meu CNPJ MEI) e emitir uma nota fiscal com meu CNPJ para pessoa física sem eu ter emitido uma nota que comprova o recebimento da mercadoria no meu estoque(no caso uma nota que a americanas usaria para comprovar que eu recebi o produto). O que acontece com os fornecedores do supermercado que eu trabalhava, tanto o supermercado quanto o fornecedor emitem uma nota para o outro certo? espero que você entenda minha dúvida e possa me ajudar. Mas agradece pela resposta mesmo assim. Se precisar posso elaborar mais ainda.

Ewerton Schmidt

Ewerton Schmidt

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 12 junho 2019 | 07:58

Maria Novaes, bom dia.
Eu entendi sua pergunta, você não entendeu o que eu escrevi e está pegando algo que você viu, ou ficou sabendo, e tomando como verdade. Nem tudo que os outros fazem está correto ou dentro do contexto normal.
Normalmente no mercado as mercadorias são vendas por consignação, ou seja, o fornecedor emite uma nota de envio das mercadorias, caso o mercado não venda todos os produtos, o mercado emite um outra nota devolvendo parte do que não foi vendido. É um pouco complexo, se tiver um nível é um pouco mais avançado.

A nota de compra (americanas) já é a nota de entrada. Saída pra eles (americanas) e entrada para você (MEI/CNPJ).
Obs.: empresas MEI não está obrigado a fazer controle fiscal de estoque, portanto, não precisa ter um sistema que controle entrada e saída. Caso deseje fazer, faço para controle próprio/gerenciais.

E sim, você "Pode revender os produtos só mantendo as notas fiscais que o site me manda".

Recomendo que pague um contador para lhe orientar nas suas dúvidas e a direcionar o seu negócio para o que seja correto. Em poucas palavras aqui não irei conseguir lhe mostrar o que a legislação disserta sobre o seu modelo de negócio. Obvio que vc terá muitas dúvidas.

Espero ter ajudado.

Contador
Founder at Paralegalweb
Cel.:(21) 98240-6844
https://www.paralegalweb.com.br/
Maria Novaes

Maria Novaes

Iniciante DIVISÃO 4, Representante Vendas
há 4 anos Quarta-Feira | 12 junho 2019 | 13:25

Ewerton Schmidt, agora sim entendi. Sua resposta me ajudou muito e já entrei em contato com um contador e já está me ajudando. Quanto ao exemplo do supermercado era só para ilustrar, sei dos contratos que eles têm com fornecedores, e estava com medo de vender mercadorias sem toda documentação devida. Agradeço sua ajuda e pela atenção. 

Adilson Affonso

Adilson Affonso

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Domingo | 31 janeiro 2021 | 20:48

Se um varejista tem em determinado momento um estoque altíssimo, porém tudo sem nota de entrada, e está determinado a buscar a regularização da situação para assim poder emitir nota de vendas normalmente. Qual a tentativa mais adequada para fazer o certo?

Adilson Affonso

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.