x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 810

TRANSFORMAÇÃO DE MEI PARA EIRELI JUCEC

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 4 anos Quarta-Feira | 19 junho 2019 | 17:28

Primeiramente tem de transformar o MEI em EMRPESARIO INDIVIDUAL.

Após:
O processo de transformação de INDIVIDUAL para EIRELI, se dará em dois atos (processos). O primeiro, usuário irá fazer um
processo de alteração com o evento de transformação, sem DBE e sem
VIABILIDADE, irá protocolar mas não enviará nesse primeiro momento.
Com o primeiro protocolo já em mãos, usuário irá proceder com o segundo
processo. O segundo será um processo de ato constitutivo (inscrição,
contrato), com o evento de transformção, com DBE e VIABILIDADE. 
Ao finalizar o registro digital do segundo processo, o sistema irá
solicitar o protocolo de transformação e enquadramento. Usuário deve
informar o protocolo do primeiro processo onde pede o da transformação,
e o de enquadramento é dispensável, e então enviará para jucec.

Se não me engano é desta forma, ao todo serão 3 processos.

Att
André

Mateus Da Penha Reis

Mateus da Penha Reis

Bronze DIVISÃO 4, Assessor(a) Contabilidade
há 4 anos Quarta-Feira | 19 junho 2019 | 18:14

Certo, para explicar melhor, eu já desinquadrei o empresário do MEI, já fiz a VIABILIDADE como alteração de natureza jurídica, atividades, endereço e forma de atuação.
Estou fazendo a DBE, incluindo Alteração de capital social, porém ele pede o QSA, mas não consigo alterar, mesmo quando incluo ou quando altero os dados do sócio, ele indefere pois diz que o valor não bate etc. Estou achando que a mudança de capital eu posso fazer na FCN(contrato de EIRELI) né? sem precisar colocar na DBE.

Já efetuei o FCN/REMP sem a DBE, e sem a VIABILIDADE, com o ato de alteração e evento de transformação como vc citou. Ainda não tinha protocolado pois não tinha ctza se tava certo.
Então eu preciso abrir esse 2 FCN e colocar 091 - ato constitutivo EIRELI, eai então colocar evento de transformação. Né isso?

Não é melhor eu alterar logo os dados como EMPRESÁRIO INDIVIDUAL, ai eu integro a viabilidade e a DBE já feitas como alteração no 1 processo, ai no 2 processo eu faço só o ato constitutivo da EIRELI, com o nome, capital social e cláusulas?

Grato se puder ajudar, 

Bruno Telis

Bruno Telis

Prata DIVISÃO 3, Analista Contratos
há 4 anos Quarta-Feira | 19 junho 2019 | 18:42

Estou achando que a mudança de capital eu posso fazer na FCN(contrato de EIRELI) né? sem precisar colocar na DBE. 
A alteração de capital obrigatoriamentedeverá ser mencionada no DBE, mediante utilização do evento 247.

Aqui em São Paulo, após o desenquadramento do Mei, não é necessário transformar para empresário individual para posterior alteração para Eireli, pois o Mei é visto pela Jucesp como empresário individual.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 4 anos Segunda-Feira | 24 junho 2019 | 08:35

Bom dia Mateus, 

Aqui na JUCIRS é feito da forma que expliquei, peguei estas iformações diretamente com eles. Não sei se ali no seu estado é o mesmo procedimento.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.