Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 153

Encerramento de empresa

juliana

Juliana

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 4 anos Segunda-Feira | 24 junho 2019 | 13:51

Colegas do portal, boa tarde.

Por favor, preciso da ajuda de vocês. Fiz a transferência de funcionários de uma empresa e agora preciso iniciar o fechamento dessa empresa, nunca fiz esse tipo de serviço.... Alguém poderia me passar um passo a passo onde e o que fazer em primeiro lugar depois do distrato social. (obs não registrei o distrato so redigi.)

Agradeço muito desde já 

Bruno Telis

Bruno Telis

Prata DIVISÃO 3, Analista Contratos
há 4 anos Segunda-Feira | 24 junho 2019 | 20:36

Boa noite, Juliana.
Para encerramento de empresa, costumo proceder da seguinte forma:
- Inicialmente, faço levantamento de débitos em todos os órgãos onde a empresa possui inscrição (Receita Federal, INSS, Secretaria da Fazenda, Prefeitura, Sindicatos).
- Elaboração e Registro do Distrato na Junta comercial, anexando os formulários da Jucesp e DBE de baixa endereçado a Junta comercial;
- Após o deferimento da baixa pela Junta comercial, o CNPJ será baixado, e se a empresa tiver Inscrição Estadual, também será baixada;
- O último passo é solicitar a baixa da inscrição municipal, aqui em São Paulo capital esse processo é feito online.
Obs.: Após a baixa do CNPJ, enviar a Defis de extinção (caso a empresa seja optante pelo simples nacional) , ou DCTF de extinção (caso seja lucro real ou presumido, nesse caso, enviar também EFD e ECD) , RAIS de extinção e DIRF de extinção, caso a empresa esteja obrigada a informar a Dirf, lembrando que as declarações devem ser enviadas em até 30 dias da baixa do CNPJ, sendo a data da situação especial o deferimento da baixa.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.