x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 1.246

Taxas alteração mei em ME

LINDA DE OLIVEIRA SENA GENTIL

Linda de Oliveira Sena Gentil

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 24 junho 2019 | 16:45

Boa tarde!
Não tenho muita experiência, tenho um cliente mei que quer desenquadrar por motivo de contratação de mais funcionários.
Quais as taxas que vou pagar na Jucesp. 
A empresa já foi ME e foi transformada em MEI. 
Tem inscrição ESTADUAL.
Após o desenquadramento no SIMEI...Já faço o pagamento das taxas antes de dar entrada ?? 

Rafael C. Moreira

Rafael C. Moreira

Prata DIVISÃO 5, Analista Processos
há 4 anos Segunda-Feira | 24 junho 2019 | 18:03

Linda de Oliveira, boa tarde,

Vale observar primeiramente que ME é porte, no caso você esta querendo voltar a ser EI (empresário individual) e abandonar a condição de MEI (micro empreendedor individual), por mais que existam essas duas condições, a natureza jurídica é a mesma, basta você solicitar o desenquadramento do SIMEI primeiramente no site do Simples Nacional pelo motivo de contratação de funcionários e depois protocolar na Jucesp seguindo esse procedimento: http://www.institucional.jucesp.sp.gov.br/downloads/procedimentos_desenquadramento_mei.pdf esse serviço é gratuito!

Agora se ele for querer mudar algo depois de ter feito o desenquadramento, irá recolher DARE, DARF e Taxa da Regional onde o processo será analisado.

Analista e Sócio-Fundador do ABRA SUA EMPRESA PONTO COM
Atendemos contadores em todo território nacional. e-mail: [email protected]WhatsApp
Rafael C. Moreira

Rafael C. Moreira

Prata DIVISÃO 5, Analista Processos
há 4 anos Segunda-Feira | 24 junho 2019 | 23:22

Linda, boa noite,

Essa alteração é opcional sua ou do seu cliente, mas indico sim fazer uma alteração após o desenquadramento, pois vai que uma hora o empresário precise tirar um certificado ou abrir uma conta, e nesses casos se faz necessário a apresentação do requerimento do empresário!

Analista e Sócio-Fundador do ABRA SUA EMPRESA PONTO COM
Atendemos contadores em todo território nacional. e-mail: [email protected]WhatsApp

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.