x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 84

Extinção de empresa

LUCIANO GONÇALVES

Luciano Gonçalves

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 26 junho 2019 | 10:04

Boa tarde caros colegas.

Estou dando baixa em uma empresa do SN (ME), e como essa empresa não mantinha a contabilidade formal preciso zerar o saldo de caixa que é inexistente em R$ 280.000,00, como devo proceder pra efetuar o encerramento desta empresa?


Síbia Consultoria & Contabilidade
Luciano Gonçalves
Departamento Fiscal
(14) 3261-2262
(14) 99813-2499
https://www.sibia.com.br
MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Domingo | 14 julho 2019 | 17:17

Colega
E fácil e ao mesmo tempo difícil e arriscado.   Isso porque o valor e relativamente expressivo, e quando foram abrir a empresa , talves esse valor tenha sido fictício, ou seja, de fato nao existia, dai a complicação Exemplificando para ficar fácil o entendimento, se o valor do Capital, ao ser extinta uma empresa, e devolvido a seus sócios, quando existe saldo de caixa, sendo um valor pequeno, tudo sem grandes problemas, mas se for alto o problema e grande para os sócios se explicarem caso venham a serem notificados.
Voltando ao saldo de Caixa, pode ser que no seu caso nao seja a origem do mesmo essa que dei como exemplo, mas originado de saídas nao contabilizadas durante a existência, pior de se resolver há meu ver.  Pois como fazer essa descarga no Caixa agora, chama a atenção da SRF, lógico e como fazer? Se identificar as saídas no espaço de tempo e ter tranquilidade de faser a mesma agora, pior ainda, pois, as implicações em todas as movimentações e informações a SRF, como vao ficar, Resumindo e um Abacaxi dos grandes, para ser descascados sem o perigo de cortar as maos em um acidente Fiscal/tributário, com consequenciais imprevisíveis .
Explanei de um modo geral, com base em seu relato, pode ser que algum colega tenha uma posição melhor e viável, ao qual todos nos agradeceríamos, ser exposta aqui no forum, desde que tenha os fundamentos , jurídicos e tributários adequados ao assunto.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.