x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 28

acessos 5.765

Inscrição MEI

Jenny P

Jenny P

Ouro DIVISÃO 1 , Não Informado
há 15 anos Quinta-Feira | 7 janeiro 2010 | 16:22

O que acontece é que os documentos foram para a Jucesp para o registro.
Foi registrada, mas consta no CNPJ que está em andamento na Jucesp, e a Jucesp não sabe dar nenhuma informação.

Marlene David

Marlene David

Iniciante DIVISÃO 3 , Sócio(a) Proprietário
há 15 anos Sexta-Feira | 8 janeiro 2010 | 18:01

Olá Jenny..estou com uma inscrição na Junta Comercial td ok...mas entro na RFB o CNPJ cancelado...a informação q tive foi q em um determinado período, houve um erro de sistema q acabou dando erros nos registros desse determinado período...nem a Junta Comercial ...nem a RFB sabe o q fazer...vou aguardar mais uns dias.

SANDRO GOMES PINTO

Sandro Gomes Pinto

Iniciante DIVISÃO 4 , Chefe Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 11 janeiro 2010 | 15:56

Boa tarde Rafael, independentemente de qualquer atividade deve se existir um capital social registrado, que seja de R$ 100,00 o capital social. Se voce deixar R$ 0,00 ou em branco o formulario vai e voltará com exigencia. Coloque qualquer valor mesmo que seja simbolico.

Marta Couto

Marta Couto

Bronze DIVISÃO 2 , Assistente Administrativo
há 15 anos Quarta-Feira | 13 janeiro 2010 | 08:25

Bom dia pessoal! Vocês estão conseguindo finalizar o pedido de inscrição no MEI? Eu estou já faz um tempo tentando finalizar 5 pedidos e sempre aparece a mensagem que estão com problemas na área de tecnologia e solicitando que eu tente mais tarde.
Alguns consigo, outros não...e por ai estou acumulando solicitações.

NELSON BARROS

Nelson Barros

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 15 anos Sábado | 16 janeiro 2010 | 15:57

O caso DESAFIO é o seguinte: Uma empresa foi registrada em Agosto de 2009, na atividade de camioneiro, ou seja, transporte rodoviario de cargas. Está prevista como enquadrável no MEI. Porem como faço para migrar do SIMPLES NACIONAL para o MEI. A informação que recebi foram duas:
a)Não há normas prevstas para essa migração.
b)Encera a empresa e abre uma MEI.

NELSON BARROS - Consultoria e Serviços exclusivamente para Contadores 41-98370232
Alexandre Magalhães

Alexandre Magalhães

Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 15 anos Domingo | 17 janeiro 2010 | 00:13

Senhores, fiz o meu cadastro no mei em Agosto/2009. Mas sempre que faço a consulta do cnpj ele apresenta "Registro na junta comercial em andamento" e estou precisando abrir uma conta no BB e devido a isso não consigo abrir...
Alguém poreria me orientar o porque de ainda estar com esse status?

RES. Senhores, consegui fazer o contato com o pessoal do Sebrae e eles me passaram o site http://www.jucerja.rj.gov.br/
Entre na opção de consulte o andamento do seu processo MEI, lá vc ficará sabendo qual a pendência existente...
No meu caso fui na prefeitura do meu município onde dei entrada do meu ALVARÁ... Essa semana estarei indo na secre. de Iss para saber qual a pendência..

CARLOS ALBERTO DE OLIVEIRA

Carlos Alberto de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 15 anos Domingo | 17 janeiro 2010 | 17:44

Olá pessoal estou com o mesmo problema da grande maioria, meu pedido foi indeferido, já se passou mais de 90 dias e o CNPJ continua Ativo e como "Registro na junta comercial em andamento" , quando se abre uma empresa nos tramites normais, ME ltda, etc. não acontece isso, somente para o MEI a coisa está emperrada, o Sebrae se predispos a ajudar, mas até agora nenhuma solução, se alguém tiver uma luz no fim do túnel para este caso agradeço!

Jenny P

Jenny P

Ouro DIVISÃO 1 , Não Informado
há 15 anos Segunda-Feira | 18 janeiro 2010 | 10:47

Nelson,
pelo que fui informada se a empresa se encaixar em todos os requisitos do MEI como a atividade e faturamento, faz a opção pelo SIMEI nesse mês de Janeiro.

SANDRO GOMES PINTO

Sandro Gomes Pinto

Iniciante DIVISÃO 4 , Chefe Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 18 janeiro 2010 | 13:38

Todos os tipos de enquadramentos são efetuados agora em janeiro tanto para efeito de empresa na qual faturou menos que R$ 36.000,00 no ano passado para passar a ser SIMEI, quanto quem era Simples Nacional e quer passar a ser presumido, de presumido para Real, etc. A não ser quem será constituido no decorrer do ano (SIMEI) ai o enquadramento se dará no inicio de sua atividade.

NELSON BARROS

Nelson Barros

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 18 janeiro 2010 | 17:56

JENNY P - Agradeço tua informção irei pesquisar o procedimento e volto a relatar como foi para que sirva para todos. Grato

NELSON BARROS - Consultoria e Serviços exclusivamente para Contadores 41-98370232
JULIANA MARINA

Juliana Marina

Iniciante DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 25 janeiro 2010 | 09:34

Bom dia colegas!

Com relação as mensagens que aparecem na consulta ao CNPJ do EI, e a situação está ativa na Junta Comercial e na Receita Federal está cancelada, nula ou aguardando registro na Junta, essas informação são erro de sistema.

Existe uma equipe em Brasilia que está monitorando esses processos e aos poucos estão regularizando a situação.

O que acontece é que a Junta Comercial homologa o requerimento e a Receita Federal não está recebendo essa informação e assim aparecendo essas mensagens na consulta do CNPJ do EI.

William Ilário de Lima

William Ilário de Lima

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 29 janeiro 2010 | 11:11

Olá, pessoal!

Tenho um caso em que a Junta Comercial indeferiu alegando "erro no nome empresarial". Já havia tido dificuldade para a escolha do nome por haverem muitos homônimos.
A Receita Federal havia concedido o CNPJ e agora anulou o mesmo.
Entretanto, não estou conseguindo efetuar nova inscrição pois o Portal do Empreendedor ainda está considerando que o cidadão está estabelecido como MEI.
E agora?

"Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usar legitimamente..." Apóstolo Paulo em I Tm 1:8
Ricardo A. B. Teotonio

Ricardo A. B. Teotonio

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 1 março 2010 | 11:06

Sobre erros de nome empresarial, em São Paulo, a junta comercial possui um serviço gratuito de busca de nome antes de entrar com o processo, onde você visualiza o nome completo e o número do NIRE dela.
Acredito que as juntas dos demais Estados devam ter também.

Att.

Ricardo.

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
Renata da Silveira Martins

Renata da Silveira Martins

Iniciante DIVISÃO 4 , Não Informado
há 15 anos Segunda-Feira | 1 março 2010 | 16:54

Oi pessoal
a minha dúvida é a seguinte:
Uma pessoa por falta da devida informação, abriu uma empresa no simples nacional
E agora conhecendo que existe o MEI e que tem tudo para se enquadrar como MEI, pode migrar do simples para o MEI?
ou tem que fechar a empresa atual e abrir uma nova como MEI?
Vocês já tiveram algum caso assim?

desde já
Agradeço

Renata

Ricardo A. B. Teotonio

Ricardo A. B. Teotonio

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 1 março 2010 | 17:37

Apesar de ser muito mal informado, o site do Empreendedor individual mostra que o empresário que já possui CNPJ pode optar em janeiro de cada ano, ou seja, não exclui com esta afirmação a impossibilidade de empresas do simples nacional, que não ultrapassem a receita anual de R$ 36.000,00 ou 43.200,00 (que perde o enquadramento), possam também enquadrar-se em tal regime.

Aqui estão as atividades que são permitidas no enquadramento, e observe como é confuso, já que o enunciado diz "o trabalhador"..
Atividades Permitidas pelo Regime M.E.I.
E ainda não saiu nenhuma alteração na lei 123/2006 a respeito das transições MEI>SIMPLES ou SIMPLES>MEI.

Infelizmente, no país das milhares de leis, ficamos perdidos ao meio da falta de informações precisas.

Cada ponto de vista é a vista de um ponto.
JULIANA MARINA

Juliana Marina

há 15 anos Segunda-Feira | 1 março 2010 | 17:48

Renata,

Para uma empresa ser MEI obrigatoriamente ele deve ser EMPRERSARIO INDIVIDUAL. Caso o mesmo não seja, deve pedir o processo de transformação de Ltda para empresa individual na Junta Comercial do Estado ainda este ano e no mês de Janeiro/2011 fazer a opção SIMEI.

Vale lembrar, que o mesmo deve se enquadrar nas regras vigentes na lei, para que o pedido seja aceito, ou seja, não ultrapassar o limite de faturamento de R$ 36.000,00, não ter mais de 01 funcionario e a sua atividade ser enquadrada na resolução nº 58 CGSN para a opção do EI.

Quando o MEI faz o processo de formalização, automaticamente ele já é uma empresa optante do Simples Nacional, por isso o nome SIMEI.

Não há a necessidade de ele fechar a empresa neste momento. Mas caso ele deseje ser MEI ainda este ano, aí sim ele deve baixar a empresa e entrar com o pedido de formalização no Portal do Empreendedor para ser MEI e começar a usufruir dos beneficios oferecidos a esta nova modalidade.

JULIANA MARINA

Juliana Marina

há 15 anos Quarta-Feira | 3 março 2010 | 09:17

Ricardo,

A empresa para migrar para o MEI deve solicitar a sua opção no mês de janeiro de cada ano calendário junto com a opção do Simples Nacional. Mais informações você pode obter na página do Simples Nacional no site da Receita Federal na opção SIMEI.
A Resolução nº 58 CGSN prevê essa opção, onde o período para 2010 foi de 04 a 29/01/2010

Quem pode fazer? Só empresário individual já formalizado

Onde? Aplicativo - "Opção pelo SIMEI" no Portal do SN

a) se não optante pelo SN, deverá, antes, acessar "Solicitação de Opção pelo SN" (fazer duas opções, Simples e SIMEI)
b) se a opção do SN ficar "em análise", a opção do SIMEI também mostrará este status

Att,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade