
Cecília Martins
Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Administrativorespostas 10
acessos 420
Cecília Martins
Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar AdministrativoCaroline Sabino
Bronze DIVISÃO 4 , Analista ProcessosBom dia Cecília,
Pode sim.
Você deve iniciar o DBE já selecionando o tipo jurídico de EIRELI.
No eventos você seleciona " alteração de tipo jurídico".
No QSA, você irá fazer a a saide de um dos sócios e alterar a qualificação do sócio que irá ficar para "titular" que e´a denominação usando para o integrante da Eireli.
Att,
Caroline Sabino
Fernando H. Buzaneli
Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)Bom dia, Cecília
É possível sim. A JUCESP Jundiaí fornece até alguns modelos de processos, dentre eles, esse tipo de transformação.
Você terá de utilizar tudo que for alterar na empresa, natureza jurídica, capital social (se for o caso), alteração de responsável perante o CNPJ (se for o caso), razão social, QSA, e algum outro se fizer parte do processo.
Cecília Martins
Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar AdministrativoBoa tarde,
Fernando e Caroline, obrigada pelo retorno!
Contregular
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Boa tarde Cecília Martins.
Fiz um processo desse pela Junta Comercial de Sorocaba conforme as instruções dos colegas acima e o processo foi indeferido.
Depois nos mande o resultado da alteração por favor.
Fernando H. Buzaneli
Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)"Contregular", bom dia
Interessante colocar o nome pessoal no perfil. Registro processos normalmente desta forma.
Qual foi o motivo do indeferimento pela JUCESP Sorocaba?
Contregular
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Bom dia.
A Junta Comercial de Sorocaba só aceita a transformação com a LTDA dentro do prazo da UNIPESSOALIDADE.
Fernando H. Buzaneli
Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)Mas o processo feito em uma só etapa é diferente do processo em que a empresa passa pela condição de unipessoalidade.
Não sei exatamente como foi feito o seu processo, mas é estranho as diversas unidades JUCESP aceitarem e a de Sorocaba não.
Porém, se a empresa já estava como unipessoal e os 180 dias de prazo foram perdidos, pode ser que não aceitem mesmo.
Contregular
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Então Fernando H. Buzaneli na verdade eu me expressei mal.
A Junta Comercial de Sorocaba, só aceita a transformação de LTDA para EIRELI se a empresa LTDA já estiver com um sócio e dentro do prazo dos 180 dias.
Na ocasião que fim o processo, montei o mesmo da forma acima descrita, retirando o sócio, já com a transformação jurídica e demais acertos. O DBE saiu e montei o processo normalmente. Quando foi para registro fui informado e me foi passado que a transformação consiste em 1 ato para retirar os sócios e a transformação é deve ser feita dentro dos 180 dias.
Miranda Cortês
Prata DIVISÃO 1 , Assessor(a) AdministrativoContRegular,
As Juntas, independentemente da localização de suas circunscrições, devem seguir as normas estipuladas pelo DREI. Infelizmente a Junta de Sorocaba se equivocou, e muito, ao indeferir seu processo. Se for contestar, o que recomendo, mencione a IN de n. 35 de 2017, pois sua seção III, onde trata da transformação de sociedade empresária em EIRELI e vice-versa, diz expressamente no art. 9, § 1º: "A transformação de registro a que se refere o caput deste artigo pode ser realizada no mesmo ato em que ficar registrada a falta de pluralidade de sócios". Ou seja, se no instrumento está claro que existe um único sócio remanescente, pode-se solicitar a transformação no próprio sem impedimento algum.
Inclusive, se passado o prazo máximo de sociedade unipessoal, o § 2º do mesmo artigo trata disso: "Passado o prazo de cento e oitenta dias a que se refere o inciso IV do art. 1.033 do Código Civil, a sociedade poderá, alternativamente, requerer a transformação do seu registro, recompor a pluralidade de sócios ou promover a dissolução. Não tomada qualquer dessas providencias, a sociedade operara como sociedade em comum."
Espero que ajude!
Abraços.
Contregular
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Bom dia Beatriz M.
Muito obrigado pelo esclarecimento, de qualquer forma na época, mudamos os planos depois que a alteração foi indeferida e até nos ajudou.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade