Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 9

acessos 627

DESTITUIÇÃO DE ADMINISTRADOR

LEDILSON LOPES DO ROZARIO

Ledilson Lopes do Rozario

Iniciante DIVISÃO 3, Gerente Financeiro
há 4 anos Terça-Feira | 9 julho 2019 | 18:12

Prezados Colegas

Gostaria de abrir esse fórum para  melhor entendimento na forma societária de destituir o socio-administrador, visto que agora pode ser feito de forma mais rápida. Aproveito também para pedir mais informações aos  colegas que já fizeram  esse tipo de alteração contratual e se por gentileza.

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 12 julho 2019 | 20:19

Colega
A destituição de um Administrador, tem seu rito próprio, mas depende do tipo de firma, ou seja para cada natureza jurídica terá procedimentos parecidos , mas nao idênticos, por isso aconselho-o a nos postar novamente, informando mais detalhes, para que nos nao lhe passarmos uma orientação inadequada ao seu caso, exemplificando, se for de uma S/A, o procedimento e um, se for de uma LTDA, e outro, e se for de firma Individual e outro, entendeu o Alerta. Nos retorne, será um prazer ajuda-lo.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Patricia C

Patricia C

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 4 anos Quarta-Feira | 21 agosto 2019 | 14:37

Sr Manoel,
posso solicitar sua ajuda.

Recebi uma COOPERATIVA HABITACIONAL, que esta em processo de DESTITUIÇAO , realmente estou perdida em como proceder. o profissional anterior já fez ATA DE EXTINÇÃO....
E agora como devo proceder...quais os passos
Agradeço se o senhor e os demais colegas puderem me orientar. Grata!

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 23 agosto 2019 | 19:58

Colega Patricia;
Você fala em DESTITUIÇÃO, e depois em ATA DE EXTINÇÃO, ou seja pelo que deduzi, ocorreu a ATA DE EXTINÇÃO da cooperativa, e isso?. Se for, leia o texto da mesma, e veja se já não foi definida a destituição anterior a extinção, ou na própria Ata, entenda, se a Extinção da cooperativa ja ocorreu, a destituição também, pois a cooperativa não existe mais, foi o que eu entendi, leia o texto  dos documentos referente ao fato com cuidado, pois o fato  já ocorreu. Posso ter entendido errado, se for o caso, nos retorne apos ter checado o que lhe orientei, com novas explicações, e suas duvidas. Destituição ocorre quando, os cooperados resolvem destituir o administrador, por motivos  'x a Y ", para elegerem um novo, mas no caso aparentemente, a cooperativa foi extinta, logo não e o caso de destituição. Bom, mas como pode ter havido um erro de exposição do problema , por sua parte, ou por falta de entendimento da minha, fico ao dispor, para ajuda-la sempre que for preciso.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Patricia C

Patricia C

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 4 anos Segunda-Feira | 26 agosto 2019 | 08:29

Sr Manoel Bom Dia...Tudo bem.
Vou explicar melhor.
A Cooperativa habitacional foi aberta, porem não teve atividades e agora os membros querem fazer a extinção da mesma.
Eu não sei o que devo fazer, pois não tenho nenhuma experiência nesta área.
O profissional anterior inicio em 2018 e não finalizou este processo, acredito que terei que iniciar tudo novamente.
Enfim, acredito que terei que iniciar o processo de extinção.
O Sr consegue me orientar.
Agradeço.

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 26 agosto 2019 | 14:02

Prezada Colega;
E um imenso prazer, poder ajudar alguém, dentro dos meus conhecimentos, porem nesse seu caso especifico, vou lhe orientar de uma outra forma, que será há mais adequada par voce em obter seus resultados. Como voce nao sabe exactamente, em que ficou a coisa, fica muito difícil, uma orientação sem analisar o que ja existe feito e o que ja foi efectivamente feito. Melhor orientação e juntar os papeis que possui, organizar os mesmos e fazer um relatório da situação, de posse desses papeis e do seu relatório, procurar o RCPJ, de sua jurisdição, no caso creio ser o de SP, mas se liga, pois se nao for da Capital e sim de uma cidade da região metropolitana , e la que voce terá que se orientar, com o funcionário encarregado desse assunto. Isto porque voce fala que a cooperativa foi magistrada , mas nao funcionou, mas há quanto tempo?, pois mesmo nao funcionando tem obrigações  assessorias a cumprir. Depois voce fala que foi extinta, e fala em destituição, ou seja, realmente voce esta confusa ate para explicar sua duvida, entendeu eu  acho melhor  para voce  dirigir- se  ao Cartório, evitando assim que lhe orientemos equivocadamente, devido a interpretações de seus relatos, e la nao terá esse problema , pois ira verificar  " in loco" a real situação em que esta, evitando assim , trabalho desperdiçado e talvez ate dinheiro, espero ter compreendido minha exposição por ser a melhor que vejo no momento. Boa sorte, mas conte sempre conosco.
Sd. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 27 agosto 2019 | 09:13

Querida colega Patrícia
Que bom que voce entendeu, que essa e a melhor orientação, mesmo porque , voce começa a andar os caminhos das pedras, por quais passamos, mas e bom ate para voce avaliar seus honorários, em função dos passos a serem dados. Um alerta, quando se tratar de associações (em especial, mas serve para todos os serviços e clientes), ainda mais desse tipo que caiu em suas mãos, e bom combinar preço, e pedir um sinal, pois se nao o fizer , esta arriscado a trabalhar e nao ve a recompensa de seu esforço. Detalhe, como voce nao sabe em que pé esta a situação, , fique atenta as despesas e aos seus honorários, preferencialmente, faça uma proposta por escrito, se resguardando de possíveis acréscimos dos honorários em função das dificuldades que serao encontradas no percurso, bem como obrigações  etc. Boa sorte, e esforça-te que estarei contigo todos os dias de tua vida.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 3 setembro 2019 | 17:50

Patricia
Foquei muito feliz, por teres conseguido seu intento, e voce deve ficar mais ainda, pois foi por seus méritos, e seus esforços em fazer.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.