x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 14.609

PROCURAÇÃO - Certificado digital (Contador x Empresa)

Thales Almeida

Thales Almeida

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 4 anos Quarta-Feira | 10 julho 2019 | 10:44

Bom Dia amigos e amigas,

Estou com um caso em que a empresa precisa de um Certificado Digital para transmitir o EFD-REINF, mas entrei em contato com a minha cliente que responde melhor pela empresa e ela me disse que a mesma está sem Presidente a um bom tempo, mas no cartão CNPJ tem um responsável, mas o caso é que no momento é inviável ela fazer um Certificado Digital e me perguntou se teria condições de fazer uma procuração para usar o Certificado do contador, me informei melhor e o responsável pelo setor da Fiscal disse que pode ser transmitido através de uma procuração, então como eu nunca fiz esse processo de fazer uma procuração pra uma empresa usar o Certificado do Contador eu queria saber qual é o passo a passo para que eu faça essa procuração, se eu tenho q preencher algum formulário, aonde eu tenho que levar a documentação e qual documentação? etc... Se alguém puder me ajudar eu agradeço!

Att,
Thales Almeida


regiane

Regiane

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 4 anos Quarta-Feira | 10 julho 2019 | 10:56

Olá tales

O processo de certificação eletronica é todo feito dentro do Portal Ecac, vou colocar o passo a passo logo em baixo.
Confira as etapas para se cadastrar e emitir procuração eletrônica com certificado digital:Acesse o site da Receita Federal;Acesse o e-CAC com a opção “Atendimento Virtual” e “Certificado Digital” sucessivamente;A pessoa será direcionada para a página inicial do e-CAC;Na coluna de opções dessa página, acesse “Senhas e Procurações”;Depois, clique em “Cadastro, Consultas e Cancelamento — Procuração para e-CAC”;Em “Cadastro”, defina se os dados do procurador serão referentes à pessoa física (CPF) ou pessoa jurídica (CNPJ) e o período de validade (máximo de 5 anos);Defina que atividades o procurador poderá fazer em seu nome: declaração de imposto de renda, e-financeira, parcelamentos, pagamentos, leilões eletrônicos, declaração sobre operações imobiliárias, SPED e outras coisas;Agora clique em “Cadastrar Procuração”;Espere o aviso do Java aparecer e clique em “executar”;Confira se os dados estão corretos, bem como as obrigações;Clique em “assinar documento”;Agora é o momento de colocar a senha do certificado digital;Após a conclusão da operação, surgirá a mensagem de confirmação e você deverá clicar em “Ok”;Finalmente, tudo estará pronto: documento assinado e cadastro concluído!

Lex.

Lex.

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 4 anos Quarta-Feira | 10 julho 2019 | 14:15

Boa tarde!

Creio que o procedimento que o colega tem dúvida é de como cadastrar uma procuração para empresa que não tem certificado ou está vencido correto?

caso sim, utilize Este LINK selecione cadastro, preencha os caracteres e prossiga, apareça uma tela onde deverá colocar os dados da empresa que será representada e em seguida o CNPJ do procurador, no caso o CNPJ da contabilidade juntamente com os dados.

Crie uma palavra chave (eu costumo colocar o cnpj da empresa) e em seguida a vigência (máximo 5 anos) e selecionar em seguida a opção: 

Serviços eletrônicos do e-CAC que poderão ser utilizados:

 Todos os serviços existentes e os que vierem a ser disponibilizados no sistema de Procurações Eletrônicas do e-CAC (destinados ao tipo do Outorgante - PF ou PJ), para todos os fins, inclusive confissão de débitos, durante o período de validade da procuração.

Depois clique em cadastrar a procuração, imprima e mande o proprietário da empresa assinar e reconhecer firma, leve até uma unidade da RFB juntamente com uma cópia simples e aguarde de 3 a 5 dias úteis até a procuração ficar ativa.

Thales Almeida

Thales Almeida

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 4 anos Quinta-Feira | 11 julho 2019 | 09:50

Bom Dia,

Obrigado pela atenção Regiane e Alex.
Então o meu caso é fazer uma procuração para uma empresa que NÃO tem certificado para usar o certificado e-CPF do contador. E qual seria o passo a passo mais ideal pra eu seguir nesse caso?

Atenciosamente,
Thales Almeida


Renan Silvano Rio

Renan Silvano Rio

Ouro DIVISÃO 1
há 4 anos Quinta-Feira | 11 julho 2019 | 10:05

Thales Almeida, se a empresa não tem certificado digital a única forma possível seria a que o nosso amigo Alex citou acima.
Só adicionando, na unidade que costumo protocolar, eles pedem cópia do documento do contador também, pode ser bom já se adiantar e levar também.

Abraços!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.