Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 3.055

Presidente de associação falecido

Diego Nicioli

Diego Nicioli

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 26 julho 2019 | 16:27

Prezados, boa tarde.
Temos em nosso escritório uma associação privada ao qual seu presidente faleceu, inclusive esse ano entregamos a declaração de final de espólio. A diretoria fez uma nova ata com a eleição do novo presidente, conselho fiscal e etc e agora estou iniciando o DBE na receita federal. Após o preenchimento do mesmo, quando verifico as pendências, aparece a seguinte informação: "   O CPF do Representante da Pessoa Jurídica está na seguinte situação: CPF consta na base como Titular Falecido, procure uma Unidade de Atendimento da RFB ". Porém a agência da receita federal mais próxima a nossa cidade está a mais 100 km e é claro que por telefone eles não deram nenhuma informação. Algum dos colegas sabe qual o procedimento? Certa vez, precisávamos de uma CND de um falecido e com cópias do inventário e todos os documentos pertinentes ao falecido e ao inventariante, conseguimos reativar o CPF e posteriormente ao fim do inventário, o seu cancelamento definitivo. Uma boa tarde a todos e espero que algum dos colegas possa me ajudar. 

Siga sempre com FORÇA, FOCO E FÉ.
MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 26 julho 2019 | 16:45

Colega;
 Devido a esse tipo de problema, aqui em nossa região, mudaram a sistemática, pois vinha ocorrendo muito esses encraves, agora, em nossa jurisdição, a baixa não ocorre via cartório de óbitos e preciso solicitar a mesma. Porem de acordo com a exigência, a mesma já ocorreu, e terá que reativar o CPF, para então proceder aos tramites, seu problema maior e a Distancia, elo visto, infelizmente você terá que ir fazer esta viagem para resolver , mas se prepare antes, pois pode demorar, na região na tem internet, poderia tentar se esclarecer pelo atendimento eletrônico, ou via ouvidoria, mas sem internet, vai ficar complicado mesmo.
Boa sorte, em sua jornada.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.