x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 169

Abertura da Inscrição Municipal e Estadual

Flávio Batista Urias

Flávio Batista Urias

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 6 agosto 2019 | 18:01

Prezados colegas, boa tarde.

Estou com uma dúvida quanto a legalização (abertura) de uma empresa no município de Guarulhos/SP (Prestadora de serviço de informática) EI - Empresa Individual, a questão é a seguinte:

1º Efetuei o registro da sua constituição no VRE2 (esqueci que o VRE 1 é mais rápido, mas tudo bem) e no DBE;
2º Obtive o deferimento no primeiro momento do DBE (CNPJ) ;
3º Após esse deferimento, segui com o preenchimento das outras fichas e pagamentos das custas necessárias (DARE e DARF) ;
4º Agora, obtive o deferimento da Junta.

Sabendo que agora é tudo sincronizado (Junta/SEFAZ e RFB), fiquei na dúvida quanto:

a - Aonde eu localizo a minha IE - Inscrição Estadual, sabendo que tudo sairia junto ( só localizei o CNPJ e a Certidão de Inteiro Teor - no site da Junta), no entanto não localizei a minha IE. Meu cliente precisará emitir NF de Serviço ( por ser de serviço, necessariamente precisa de ter IE)?
b - E após o deferimento dessa faze, fui orientado em dar entrada na IM - Inscrição Municipal, porém como faço isso (é online ou preciso ir na prefeitura)?

Diante do exposto acima, se alguém puder me orientar quanto aos Itens "a" e "b", ficarei muito grato.

Desde já agradeço a todos,

Att.,
Flávio

Bruno Telis

Bruno Telis

Prata DIVISÃO 3, Analista Contratos
há 4 anos Terça-Feira | 6 agosto 2019 | 20:41

Flávio, boa noite.
A Inscrição Estadual é apresentada junto com o CNPJ na consulta do deferimento pela Jucesp. Como não aparece, muito provavelmente a atividade da empresa é isenta de I.E., qual foi o CNAE utilizado?
Para emissão da nota de serviço, deverá obter primeiramente a inscrição municipal.

Quanto a inscrição municipal, na maioria dos municípios o processo já é online, em substituição aos demorados processos de ofício. Sugiro entrar em contato com a prefeitura do município para maiores esclarecimentos.

Flávio Batista Urias

Flávio Batista Urias

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 6 agosto 2019 | 22:22

Muito Obrigado pelo Retorno Bruno!!
O CNAE que estou utilizando, na realidade são dois: Um ligado a informatica e outro é um escritório de contabilidade, seguem eles:

6209-1/00 - Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
6920-6/01 - Atividades de contabilidade

De fato, os dois não geraram IE, acredito que são isentos.
No próprio site da Junta, eles deixaram a seguinte informação quando você tenta consultar a IE:

"Inscrição Estadual: Para consultar o número da inscrição clique aqui e informe o número do seu DBE: Recibo e Identificação 
* Emissão realizada apenas para as atividades relacionadas ao comércio, indústria, transportes, prestação de serviços de comunicação e energia."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.